Fayol Plano de Organismo
Por: Mario Simao • 11/1/2021 • Monografia • 589 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
Introdução
Boa tarde a todos!
O tema que decidi abordar é as organizações positivas pelo motivo das experiências que vivi no mundo do trabalho, deste modo venho apresentar e abordar o conceito de organização positiva, a importância das emoções nas organizações e o bem-estar, assuntos estes que determinam e afetam o ser humano atualmente, tanto em termos pessoais como sociais.
Então, como surgiu e o que é uma organização positiva?
Surgiu através de várias pesquisas realizadas por diferentes autores, em que os mesmos depararam que as organizações estavam a tornar-se ambientes tóxicos na medida em que as motivações e as emoções negativas estavam a manifestar-se em comportamentos egoístas.
Com todos estes aspetos negativos nas organizações vários pesquisadores procuravam novas formas de olhar e geri-las, deste modo surgiu as organizações positivas, em que podemos definir uma organização positiva como um conjunto de pessoas que têm enfoque a orientação humana, que seja capaz de interiorizar o lado humano, que desenvolva grupos de trabalho prósperos, desenvolva a competitividade, a procura constante da melhoria e o aperfeiçoamento individual do trabalhador.
Desta forma foram identificadas 6 formas de criar melhores organizações:
- Focar a organização em objetivos realistas, ou seja, objetivos alcançáveis
- Inserir um sentido de propósito comum nas tarefas e projetos
- Dar autonomia as pessoas.
- Melhorar a ligação interpessoal no trabalho.
- Criar identidades positivas no local de trabalho com o intuito de gerar melhores organizações.
- Identificar pessoas que tenham comportamentos positivos, que possam inspirar e transmitir energias positivas aos restantes colegas de trabalho.
A importância das emoções nas organizações
O que é uma emoção?
Podemos definir emoção como uma resposta pré-definida sobre estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função do ambiente e são através delas que o comportamento do individuo é influenciado com pouca ou muita intensidade.
As emoções positivas contribuem tanto para o individuo como para as organizações. No campo subjetivo do individuo as emoções ajudam a melhorar as atitudes e os resultados tanto a nível profissional como a nível social. Na perspetiva organizacional colaboram para melhorar o clima no trabalho e para criar práticas empresariais mais sustentáveis e favoráveis.
Em suma, emoções positivas geram um comportamento mais positivo, contribuem para um local de trabalho mais saudável e gera melhores práticas organizacionais onde o indivíduo está focado para as ações da empresa e onde o seu trabalho possa ser o mais produtivo possível.
Em contrapartida as emoções negativas limitam o comportamento, fazendo com o indivíduo se auto proteja, seja mais reservado e naturalmente produza menos.
Bem-estar nas organizações
O que ambiciona a Chefia de uma organização?
A chefia ambiciona um trabalhador motivado e satisfeito no local de trabalho, pois um trabalhador feliz é mais efetivo e competente, é capaz de produzir mais o que traz lucros ao empregador consequentemente traz diversas vantagens também para o empregado, como melhoria de salários, progressão na carreira e desenvolvimento pessoal, ou seja, a constante procura do bem-estar e da felicidade nas organizações é primordial, o compromisso com a organização e o seu desempenho são fundamentais para gerar resultados e aumentar a produtividade.
...