Ficha de Autorização Predial
Por: kleberjunior23 • 9/9/2019 • Ensaio • 409 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 Limpeza e preparo do terreno 4
2.2 Vias de Acesso 4
2.3 Gerenciamento de resíduos sólidos 5
2.4 Manejo de efluentes líquidos 5
2.5 Poluição sonora 6
2.6 Poluição atmosférica 6
2.7 Sinalização e Controle do Tráfego 7
2.8 Saúde da mão de obra 7
2.9 Educação Ambiental 8
3 ESTUDO DE CASO 9
4 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais gera impactos sobre o meio ambiente, afetando a saúde e a segurança da população, as atividades socioeconômicas e a qualidade dos recursos naturais. Logo, faz-se necessário que as atividades construtivas atendam a padrões criteriosos preestabelecidos, de modo a evitar que esses impactos sejam concretizados ou a reduzir as suas intensidades.
O Plano Ambiental de Construção (PAC) é um documento que fornece os critérios e estabelece os procedimentos ambientais que devem ser seguidos pelo construtor da obra, objetivando a minimização dos impactos identificados no Estudo de Impacto Ambiental, em todas as fases da construção. Ele engloba as medidas necessárias para garantir uma melhoria da qualidade de vida tanto dos trabalhadores, como das comunidades envolvidas.
Este trabalho tem como objetivo o estudo sobre planos ambientais de construção. Para isso, será realizado um estudo de caso do PAC da Linha de Transmissão em 230 kV – SE Barreiras II/SE Rio Grande II – Barreiras/São Desidério. Esse estudo foi realizado pela Empresa Novo Norte Energia e Consultoria Ltda no ano de 2015.
2 DESENVOLVIMENTO
O Plano Ambiental de Construção deve englobar diversos aspectos no que diz respeito ao andamento de uma obra. A seguir, serão apresentadas algumas dessas áreas que devem ser tratadas no PAC.
2.1 Limpeza e preparo do terreno
Antes do início da construção de uma obra, é preciso realizar a limpeza e o preparo do terreno no qual ela estará inserida. Essa etapa envolve a remoção da camada de vegetação superficial, a retirada de pedras, a demolição de prédios antigos e o nivelamento do terreno.
As áreas a serem desmatadas devem ser restringidas apenas às áreas estritamente necessárias à execução das obras e movimentação de veículos e máquinas, de modo a preservar a paisagem natural.
Deve-se realizar a estocagem da camada orgânica do solo retirada. Como ela é rica em nutrientes e com propriedades físicas adequadas para plantio, pode-se utilizá-la
...