Fichamento - Demonstração de Fluxos de Caixa 2
Por: Pedro Medeiros • 29/2/2016 • Dissertação • 358 Palavras (2 Páginas) • 505 Visualizações
O estudo de caso retrata a situação de John Stacey, um estudante de MBA e engenheiro na empresa Aldhus Corporation, onde este estava bastante preocupado com sua situação, pois devido ao atraso de um voo perdera uma aula muito importante de seu curso.
A aula que John perdera era dedicada à apresentação e discussão da demonstração de fluxos de caixa, aula esta que John tinha a certeza que a matéria cairia no teste semanal. John que havia entrado no MBA por sugestão de um diretor da Aldhus, estava desesperado e preocupado de não conseguir obter a nota mínima para aprovação no teste. Movido pelo desespero John entrou em contato com uma colega de trabalho, a controller assistente Lucille Barnes.
John pediu ajuda a Barnes, perguntando se a mesma poderia ceder um pouco de seu tempo e ajudá-lo a entender um pouco mais sobre fluxos de caixa. Barnes aceitou o pedido e se mostrou muito solícita em ajudar o colega.
Naquela mesma tarde, quando os dois marcaram uma reunião para conversarem, John levou suas dúvidas e algumas anotações que conseguira, anotações muito sintéticas e de difícil entendimento para quem não tinha assistido as aulas.
Lendo o material que John havia levado e percebendo as confusões e dúvidas do rapaz Lucille começou a tentar explicar de uma forma mais simples aos questionamentos de John.
Buscando uma forma de melhor exemplificar o conteúdo para John, Lucille apresentou a ele três demonstrações de fluxos de caixa, cada um de uma empresa diferente.
Lucille enumerou para John que a demonstração de fluxos de caixa era dividida em três partes, que são:
Atividades operacionais – atividades que mostram as entradas e saídas das operações fundamentais da empresa, por exemplo a venda de bens ou serviços e saídas de caixa para compra de estoque e pagamentos de salários.
Atividades de investimento – atividades que mostram compra e venda de ativos, por exemplo a venda de imóveis, compra de equipamentos e empréstimos. Geralmente estes ativos não são mantidos para revenda.
Atividades de financiamento – atividades que mostram fluxos associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investimento e credores da empresa, também inclui dividendos que são fluxos de caixa associados aos investidores.
...