TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Áreas funcionais da Empresa

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

ÁRAS FUNCIONAIS DA EMPRESA

Texto: Áreas Funcionais da Empresa.

TEIXEIRA,Hélio Janny. Fundamentos de administração: a busca da essência. - 2 ed. - Rio de Janeiro ELSEVIER, p. 270-289, 2015.

" No campo da administração, com o crescimento das organizações os administradores também passaram a ser especializar em funções. Se voltarmos no tempo, veremos que  Henry Fayol  no início do século XX,  já defendia que a empresa era composta por seis funções básicas: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas, destacando, então, pela primeira vez, a administração como especialização distinta das demais." (p. 270).

" (...) quatro funções podem ser encontradas em praticamente todas as organizações a partir de certo porte. São elas: marketing, gestão de pessoas (ou de recursos humanos), finanças e operações." (p. 270).

"A administração multifuncional de cúpula, presente nos níveis hierárquicos mais altos, engloba o elenco de atribuições que exigem conhecimentos gerais de todas as áreas da empresa. A cúpula, tendo uma visão integrada da organização do seu ambiente externo, deve direcionar suas ações de maneira a coordenar e balancear as demais funções, tomando decisões que afetam a todas elas. Já administração funcional enfoca especificamente cada uma das áreas de trabalho com atribuições mais especializadas e diretamente relacionados com a área de atuação, exigindo expertises mais profundas em determinados assuntos." (p. 271).

"A função financeira é responsável por gerir o dinheiro da organização, visando a criar valor para os acionistas. Pode-se dividir as decisões a serem tomadas pelo administrador financeiro em três tipos: decisões de investimento; e decisões de financiamento e remuneração; decisões de controle." (p. 272).

 "As decisões de investimento englobam questões relacionadas com a alocação de dinheiro, se vale ou não a pena aplicar recursos em algum projeto entre os mundos possíveis. Decisões de investimento apoiam a definição, portanto de como a empresa deve aplicar seu capital financeiro para oferecer o melhor resultado." (p. 272).

"O segundo tipo de decisões são as de financiamento e remuneração que se se refere à captação de recursos financeiros necessários para realizar os investimentos e as operações da empresa." (p. 273).

 " (...) as decisões de controle envolvem o acompanhamento e análise dos resultados financeiros da empresa, tomando decisões do dia a dia para garantir o alcance das metas estabelecidas pela organização." (p. 273).

 "Todas as organizações, sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, tomam decisões financeiras." (p. 273).

"As empresas têm objetivos financeiros e estabelecem metas de lucro ou valor a serem atingidas. Há uma contraposição entre lucro e valor. O lucro depende de conceitos contábeis conservadores que têm razoável grau de arbitrariedade e estão sujeitos a manipulação; reflete o passado e tem uma visão de curto prazo. Já o valor reflete o futuro; em outras palavras é o caixa ou o dinheiro que a empresa vai construir gerar no futuro." (p. 274).

 "O valor das ações de uma empresa reflete a expectativa do dinheiro que a empresa gerará no futuro e que poderá distribuir forma de dividendos. O problema de usar o valor como avaliação de desempenho financeiro é que as projeções também podem ser manipuladas." (p. 274).

 "A função de marketing procura estabelecer e manter as relações entre dois entes: de um lado, a organização; do outro, o cliente." (p. 274).

 "O marketing é focado em dois pilares, um pilar de valor e outro de transação e relacionamento. Para se estabelecer a transação e o relacionamento é preciso que os dois entes, tanto a organização como o cliente, enxerguem o valor um no outro." (p. 274).

" (...) um conjunto de quatro componentes que merecem atenção para que as organizações alcancem seus objetivos de marketing. Esse conjunto é denominado mix de marketing ou composto mercadológico, também conhecido por "quatro Ps": produto (qualidade, marca, design, embalagem) preço (política de preços, descontos, formas e prazos de pagamentos) praça( canais de distribuição, cobertura, variedades locais, estoque, transporte) promoção (comunicação, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas)." (p. 275).

"De acordo com Vaz(1995; p 280), o marketing social é:  a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição." (p. 276).

 "O surgimento da ISO 9000 contribuiu ainda mais para essa transformação da área da produção, pois levou à criação de "superestruturas" que atestam a qualidade dos produtos e serviços prestados, vinculando a qualidade ao cumprimento das normas ISO, passando a ser um forte direcionador externo que incentiva a competitividade no mercado e pressiona as organizações que não se adequaram aos padrões estabelecidos." (p. 278).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com