Financeiro
Por: beatryz31 • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.105 Palavras (9 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
ATPS Competências Profissionais
Nomes dos componentes do grupo:
Natália Cristine Santos da Silva RA: 4204783403
Karina Mendonça Pereira
.........................................
.....................................
Índice
Etapa 1, Passo 1 ......................................................................................páginas 1,2
Etapa 2, Passo 1 ......................................................................................páginas 2,3
Slides........................................................................................................página 4.
Referências Bibliográficas.......................................................................página 5
ETAPA 1:
Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L encontra-se? Justifique a resposta.
Teoria do Comportamento
A empresa L.O.C.A.L. apresenta problemas de comodismo, conflito de gerações e esta passando por um processo de reestruturação, portanto a teoria mais adequada para solucionar os problemas apresentados é a teoria comportamental ou escola do comportamento organizacional apresentada por Herbert A.Simon com seu livro no ano de 1947, onde a ênfase é no comportamento organizacional. Outro fator importante é que recentemente dentro da abordagem comportamental (ou seja, a evolução e complementação da teoria) surgiu um novo movimento denominado Desenvolvimento Organizacional (DO) voltado para estratégias de mudança organizacional, na qual também se aplica a realidade do contexto na qual a empresa L.O.C.A.L. se encontra.
A reestruturação que esta ocorrendo na empresa L.O.C.A.L. é necessária devido as mudanças e evolução acelerada, que se encontra tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno, onde a empresa esta apresentando um ambiente turbulento, por tanto para solucionar os conflitos internos a teoria com ênfase no comportamento organizacional tornaria o ambiente da empresa mais dinâmico, isto é, mais flexível, tornando o quadro organizacional mais maleável a conflitos de gerações.
Vale ressaltar que a teoria do desenvolvimento organizacional (DO) que é aplicável na empresa L.O.C.AL. é a solução para a reestruturação da empresa visto que leva em conta estratégias de mudanças planejadas por meio de diagnósticos, intervenção e mudança levando em consideração as mudanças estruturais e também comportamentais a fim de atender os objetivos da empresa da melhor maneira possível, na qual é possível adequar a empresa a um mundo de mudanças, a partir da revitalização e renovação da empresa.
A teoria comportamental tem o foco no processo decisório, na qual ela faz com que todos os funcionários percebam, sintam, decidam e tomem ações de acordo com a situação deparada, na quais eles terão mais autonomia, isto trará mais confiança, porém
exigira que todos estejam em sintonia entre os membros do grupo e os objetivos da empresa, fazendo com que os mesmos busquem informações e se atualizem para tomarem essas decisões.
Pela ênfase ser nos aspectos comportamentais, é exigido do líder do setor de vendas uma boa liderança para atrair o grupo para si e evitar incongruências, não basta somente se comunicar, mas sim incentivar a comunicação entre os funcionários, assim reforçando e estreitando os relacionamentos internos e diminuindo o conflito de geração, isto fará com que o grupo se torne uma equipe e trabalhe em sinergia.
Motivação é o aspecto muito importante a ser tratado na empresa, pois os funcionários mais antigos se encontram na zona de conforto, e sentem-se ameaçados com as mudanças decorrentes, nas quais devem ser tratados de forma individual, caso a caso, pois a motivação é um fator interno. No caso da empresa L.O.C.A.L. a desmotivação dos funcionários provém dos problemas de comunicação e trabalho em equipe, solucionando esses problemas a empresa conseguira minimizar a desmotivação e com isto aplicar um projeto de motivação.
O líder de vendas deve ter a capacidade de boa liderança para alocar os funcionários em áreas de acordo com o perfil e capacidade de realização das tarefas, ou seja, deve saber aproveitar os pontos fortes dos novos e antigos funcionários mesclando em áreas diferentes e que mais se adaptem a cada um, aproveitando a experiência dos funcionários antigos e a força de vontade dos novos funcionários, minimizando os pontos fracos e fazendo com que tenha uma interação entre eles na troca de experiência e conhecimento, resultando em benefícios para empresa e para os próprios colaboradores, além de auxiliar na motivação dos funcionários visto que a motivação ou desmotivação também pode vir das tarefas que os funcionários executam.
Trabalhar a liderança, a comunicação e fazer com que a equipe trabalhe em sinergia, é um dos principais passos a serem tomados, já que os principais problemas apresentados na empresa são decorrentes de falta de comunicação e falta de liderança para agrupar de forma eficiente e eficaz a equipe.
Portanto a teoria comportamental, mais a sua evolução, a teoria do Desenvolvimento Organizacional se trabalhadas na empresa resultará no alcance dos objetivos, pois os fatores, ênfase e características que essas teorias possuem são aplicáveis e mais adequadas ao contexto em que a empresa L.O.C.A.L. se encontra.
...