Fundamento da Administração
Por: Heloise Moreau • 5/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PRÁTICA DE GESTÃO – I PARTE (RESUMO)
- ORGANIZAÇÕES
“São grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.” (SOBRAL; PECI, 2013)
As organizações formais são caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito. No Brasil, é comum utilizarmos o termo organização informal, que é aquela que não está constituída juridicamente, ou seja, não possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a Inscrição Estadual. Por não emitir notas fiscais, não paga tributos.
Surgimento: necessidade primária de cooperação do Homem. A partir da sua limitação, ele se junta a outros para alcançar objetivos que, sozinho, teria dificuldade ou não conseguiria, em virtude da complexidade e da variedade de atividades.
As organizações compartilham algumas características: objetivos, pessoas e estrutura organizacional (a maneira pela qual as atividades da organização são divididas e integradas).
As organizações apresentam tamanhos diferentes e cada uma tem suas próprias características e particularidades.
Destino do lucro: as empresas, por exemplo, são organizações com fins lucrativos, ou seja, têm o lucro como principal objetivo (pode remunerar os seus proprietários e acionistas ou investir na sua auto-sustentação, além de estarem ligadas às leis do mercado). Já as ONGs (Organizações não Governamentais) são exemplos de organizações sem fins lucrativos, ou seja, não têm o lucro como o principal objetivo.
- ADMINISTRADORES
Estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São eles que tomam as decisões quanto à aplicação adequada dos recursos organizacionais. São eles que fazem acontecer por meio de outras pessoas.
- ADMINISTRAÇÃO
“É o processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.” (SOBRAL; PECI, 2013)
“É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.” (CHIAVENATO, 2004)
Processo: é a maneira sistemática de fazer algo; significa sequência de funções que se sucedem.
Funções Administrativas:
- Planejamento: responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção (geração) dos planos que integram e coordenam suas atividades.
- Organização: responsável pela distribuição de tarefas, recursos e autoridade pelos membros e unidades da organização, e por estabelecer os mecanismos de comunicação e coordenação entre esses.
- Direção: responsável pela coordenação da ação dos membros da organização, por meio de sua orientação, comunicação, motivação e liderança.
- Controle: responsável pelo monitoramento das atividades, de forma a garantir que sejam realizadas conforme o planejado e, se for necessário, corrigir qualquer desvio significativo.
As funções são as atividades desenvolvidas pelo gestor (o que ele faz), enquanto que as competências são suas capacidades representadas pelo CHA: Conhecimento (acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens), Habilidades (aplicação do conhecimento na solução de problemas e situações) e Atitudes (comportamento, ação).
Recursos Organizacionais: são os meios de que uma organização dispõe para poder funcionar adequadamente (humanos; físicos ou materiais; financeiros; informação: conjunto de dados com algum significado ou que quer dizer algo; tecnologia: combinação de técnicas/métodos de trabalho, recursos/equipamentos e conhecimento/know-how que criam um produto ou serviço para a organização).
Objetivos: alvos ou propósitos a serem alcançados ao longo de um determinado período de tempo.
Eficiência, Efícácia e Efetividade:
- Eficiência: capacidade de realizar as atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos, ou seja, desempenhar corretamente as tarefas sem que o ônus pelo desempenho seja muito alto. Preocupação com os meios e com o desperdício. Ênfase nos processos.
- Eficácia: capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. A eficácia implica em escolher os objetivos certos e conseguir atingi-los. Preocupação com os fins. Ênfase nos resultados.
- Efetividade: mostra se “os produtos ou serviços prestados pela organização estão ou não atendendo às necessidades e expectativas de mercado. Prioriza o impacto social da organização, sendo o seu desempenho mensurado pelo grau de aceitação de seu produto, pela sua capacidade de atingir objetivos socialmente desejáveis.” (ANDRADE; AMBONI, 2011)
Segundo Lacombe (2009), efetividade significa “o valor social que deve ser atribuído ao produto ou serviço, isto é a medida da utilidade do produto ou serviço, considerando a sociedade como um todo e não apenas o consumidor ou a organização”.
- PROCESSO ADMINISTRATIVO
As funções administrativas quando tomadas em conjunto na sua abordagem global forma o chamado processo administrativo.
5. NÍVEIS ORGANIZACIONAIS OU NÍVEIS ADMINISTRATIVOS
O administrador pode estar situado em um dos três níveis organizacionais: estratégico, tático ou operacional da organização. No entanto, a coordenação entre eles garante o sucesso da organização como um todo.
- Nível estratégico ou institucional: é o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelos administradores de topo/alta administração (presidente, vice-presidente, membros do conselho de administração, diretor executivo e outros executivos que pertençam à alta administração), sendo este nível responsável pelas principais decisões da organização. Neste nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica e orientada para o futuro, pois define a missão, a visão e os objetivos fundamentais do negócio.
- Nível tático ou intermediário ou gerencial: é o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico com o nível operacional da organização. Normalmente, os administradores deste nível são os gerentes. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão tática e orientada para sua unidade de negócios, departamento ou área funcional.
- Nível operacional: é o nível administrativo mais baixo de todos e é constituído pelos administradores de primeira linha. Os administradores de primeira linha são normalmente os supervisores, coordenadores etc. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão operacional e orientada para as tarefas e atividades cotidianas.
6. AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
O ambiente é uma força que pode impactar no sucesso ou no fracasso das organizações. Segundo Sobral e Peci (2013) “ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho”.
...