Fundamentos da Administração
Por: Dayanne Cristina • 3/6/2017 • Resenha • 357 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Curso: Administração_ Unidade Barreiro_ 1° Período
Disciplina: Fundamentos da Administração
Data: 05/10/2012
Tema: Burocracia
Burocracia é um conceito muito utilizado, caracterizado principalmente por um excesso de procedimentos, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam regras. Também significa uma administração com muitas divisões e regras desnecessárias ao funcionamento da empresa dificultando a economia, ou seja, eles cumprem as regras e as coisas demoram demais.
Algumas vantagens e desvantagens da burocracia segundo RIBEIRO (2006,p.91)
Vantagens:
- maior eficiência;
- atendimento padronizado;
- divisão do trabalho;
- impessoalidade no relacionamento;
- hierarquização da autoridade;
- regra no procedimento;
- mérito;
- especialização na administração; e
- previsibilidade no funcionamento.
Desvantagens:
- ineficiência;
- excesso do formalismo;
- excesso de documentos (papéis/arquivos)
- despersonalização do relacionamento;
- decisões mais padronizadas;
- inchamento do quadro profissional;
- alto grau de conformismo; e
- atendimento ao público precário.
Mostrando as vantagens e desvantagens da burocracia, Weber considerava como a maior vantagem a sua eficiência.Sendo assim Uma organização é racional quando é eficiente. Motta e Vasconcelos (2005, p. 138) entendem que “a burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada.”.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma de organização administrativa, é também uma forma de dominação.
Os atributos do funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas. Para Weber, a burocracia e a burocratização são processos inevitáveis e crescentes, presentes em qualquer instituição.
A organização burocrática é a condição sem o qual não pode deixar de existir para o desenvolvimento de uma nação, por ser indispensável ao funcionamento do Estado, e de todas as atividades econômicas.O trabalho de Weber também provocou a reflexão sobre as próprias organizações. Muitos autores se propuseram a analisar a própria realidade.
Portanto Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos; padronização de liderança e alcance de objetivos. A burocracia busca amenizar as consequências externas da organização, harmonia entre os colaboradores e o controle das atividades visando atingir os objetivos propostos através da eficiência e eficaz, sem considerações pessoais.
...