Fundação Presidente Antônio Carlos
Por: ismigo • 21/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.076 Palavras (9 Páginas) • 474 Visualizações
Fundação Presidente Antônio Carlos[pic 1]
PROJETO
ECOLIMPE[pic 2]
Sumário
Capítulo 1 Apresentação do grupo.......................................................Pág 03
Capítulo 2 Resumo do Trabalho...........................................................Pág 04
Capítulo 3 Introdução............................................................................Pág 05
Capítulo 4 Objetivo do Projeto..............................................................Pág 06
Capítulo 5 Justificativa.........................................................................Pág 07
Capítulo 6 Papel do Administrador no Projeto.....................................Pág 08
Capítulo 7 Metodologia do Projeto.......................................................Pág 09
Capítulo 8 Organograma da SEGVIDA................................................Pág 10
Capítulo 9 Stakeholders.......................................................................Pág 12
Capítulo 10 Metas..................................................................................Pág 13
Capítulo 11 Conclusão............................................................................Pág 14
Capítulo 12 Referências Bibliográficas....................................................Pág 15
INTEGRANTES DO PROJETO
- Alex Júnio Martins da Luz
- Francislene Nunes Batista
- Paloma Júnia de Oliveira
- Oberdan de Castro Gomes
- Thayane Bruna Lima
- Victor Zaidan Lopes Vicari
- Cinthia Fernandes
RESUMO DO TRABALHO
O planeta é um ser vivo ao qual seu equilíbrio deve ser preservado, pois a vida esta ligada ao meio ambiente e os seres vivos.
Com o crescimento populacional, houve um aumento a geração de resíduos, mas a industrialização foi o fator que mais contribuiu para o aumento da quantidade e qualidade de lixo.
Reconhece-se a Educação Ambiental como processo estratégico de um novo modelo de desenvolvimento.
A pesquisa tem como objetivo, inserir a Educação Ambiental numa cidade onde os alunos selecionaram o material, onde a elaboração da lixeira será feita artesanalmente na Fundação Menino Jesus ( Patronato ), através dos materiais, 3 garrafas de água mineral de 20 litros, 3 adesivos ( sendo 1 adesivo na cor azul, 1 adesivo na cor vermelha, 1 adesivo na cor verde), 1 barras de aço redondo 50 mm.
O corte dos galões serão feitos no gargalo, a lixeira central o corte será feito no fundo do galão e ficará com o gargalo para baixo , o pedestal será uma barra de metal redondo, tendo sua base a parte do galão que foi recortado, os adesivos serão colados na lixeira.
O trabalho conta com o apoio da empresa SEGVIDA.
Trabalho sendo desenvolvido na cidade de Ponte Nova-MG.
INTRODUÇÃO
Lixo é tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora: coisas inúteis, velhas, sem valor, sujidade, escória, sobras (FERNANDES, 1993).
Muito do que jogamos fora e consideramos sem valor, são materiais
reaproveitáveis e materiais recicláveis. Um dos grandes problemas mundiais é onde
colocar a grande quantidade de lixo.
No lixo doméstico encontramos papel, restos de comida, plásticos, vidros, pedaços de madeira e de metais, pedras, trapos, restos de plantas e até pequenos animais mortos.
Atualmente as pessoas jogam o lixo no chão por não ter latas de lixo nas avenidas de ruas da cidade. Essa prática torna a cidade cada vez mais suja, pois os materiais descartados: materiais reaproveitáveis, material reciclável, lixo orgânico, por sua vez prejudica a passagem das pessoas que nela transitam.
O ideal para o lixo é praticar o conceito dos “três erres”: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar grande parte do lixo produzido.
Hoje, a força que impulsiona a reciclagem no país ainda é a economia, mais o fator ambiental tem servido como alavanca. A reciclagem desses materiais é muito importante para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos e viabilizar a economia de energia.
Segundo DIAS (2003). “o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia, 75% são depositados em lixões. Não é o resultado de políticas ambientais, mas sim o reflexo do desemprego e da miséria – os catadores de lixo se multiplicam”.
Uma etapa eficiente no processo da reciclagem é fazer a coleta seletiva. O
problema é que a coleta seletiva custa caro, e a falta de estrutura dos municípios dificulta o trabalho. Outra falha no processo é que ainda é pequeno o número de consumidores que têm consciência da importância da reciclagem.
Para que a coleta seletiva funcione, é fundamental organizar um sistema de
separação do material no momento de descartá-lo. Para facilitar, podem ser usados
recipientes de diferentes cores para os principais materiais recicláveis: plástico (vermelho), vidro (verde) e papel (azul). Conforme indicação do CONAMA.
A Educação Ambiental vem sendo valorizada como uma ação educativa que
deveria estar presente nas cidades de forma transversal e interdisciplinar. Pela política nacional de Educação Ambiental, aprovada em 1999 e regulamentada em 2002, a Educação Ambiental é o obrigatória em todos os níveis de ensino e considerada extremamente essencial na educação fundamental (CARVALHO, 2004).
Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo da reciclagem. Esse procedimento é prático e não necessita de grandes investimentos. Além de poupar o meio ambiente e contribuir para o nosso bem-estar e de nossas gerações no futuro.
OBJETIVO DO PROJETO
O projeto Ecolimpe visa diminuir a quantidade de lixo jogado no chão
favorecendo a população pontenovense, melhorando assim a qualidade de vida. Tem como objetivos educar a população para a importância da seleção do lixo, alertar sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos, contribuir ou difundir a Educação Ambiental para que possamos melhorar nossa qualidade de vida. Além disso, o Projeto tem a intenção de estimular a contínua separação do lixo, economizar energia e poupar ambiente da extração inesgotável de recursos naturais.
...