Gestao de cargos e salarios
Por: Mariana0510 • 24/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 648 Visualizações
[pic 1]
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
“ATIVIDADE SUPERVISIONADA
DE CARGOS E SALÁRIOS”
MARIANA MARCELINO (2015101163)
ADRIENE CYRILO (2015103347)
FLÁVIO LOMELLINO (2015101940)
RIO DE JANEIRO- RJ
2015
MARIANA MARCELINO (2015101163)
ADRIENE CYRILO (2015103347)
FLÁVIO LOMELLINO (2015101940)
“ATIVIDADE SUPERVISIONADA
DE CARGOS E SALÁRIOS”
Trabalho submetido à Universidade UNICARIOCA, disciplina Gestão de Cargos e Salários, como Atividade Supervisionada, requisito para aprovação na AV2.
Orientadora: Gabrielle Fernandes - Professora da graduação em
Gestão de Recursos Humanos.
RIO DE JANEIRO – RJ
2015
SUMÁRIO
- Introdução.................................................................................... 01
- Origens da remuneração.................................................................
1.1.1 Consolidação das leis do trabalho ...............................................
1.1.1.1 Salário e motivação ...................................................................
1.2 Caged ......................................................................
1.3 Cbo ...........................................................................
- Desenvolvimento ............................................................................... 04
- Descritivo do cargo: Assistente de RH (em anexo) .............................
- Descritivo do cargo: Analista de RH. (em anexo) .........................
- Descritivo do cargo: Coordenador de RH (em anexo) ........................
- Descritivo do cargo: Gerente de RH (em anexo)
- Conclusão .......................................................................................... 06
- Tabela de projeções salariais ............................................................
- Área de atuação dos cargos .............................................................
- O diferencial de uma política de cargos e salários ...........................
- Bibliografia .......................................................................................... 10
- INTRODUÇÃO
A remuneração é a retribuição por serviço prestado, uma forma de recompensa. Mas a remuneração não foi adotada desde o início dos tempos, porque muito antigamente o homem só precisava trabalhar para produzir o que consumia como suas próprias vestimentas, moradias e sua alimentação. A idéia de que o trabalho deveria ser remunerado era inexistente.
Em um breve resumo vamos esclarecer um pouco sobre: o inicio da remuneração e do salário, a consolidação das leis de trabalho e a experiência do Brasil em relação a ela (CLT), a importância da motivação e do salário dentro de uma organização, e o significado e a importância do Caged e da CBO.
- Origens da remuneração
Com o surgimento das primeiras sociedades ou povos, o homem precisou prestar seus serviços em troca de alimentos que ele não conseguia plantar e de tudo que ele passou a precisar para sobreviver mas que não conseguia produzir, iniciando essa troca de trabalho por recompensas. A palavra salário, por exemplo, surgiu a partir da porção de sal que era dada como recompensa ou pagamento aos soldados na Roma Antiga, assim que descobriram que o sal além de ajudar na cicatrização, servia para conservar e dar sabor à comida, os romanos passaram a considerá-lo um alimento divino, uma dádiva de Salus, a Deusa da saúde.
Na introdução da pirâmide social, foi atribuída aos pobres a obrigação do trabalho, mas sem se quer um tipo de remuneração, os mais pobres ou menos favorecidos viravam trabalhadores escravos, tinham que trabalhar sem direito a nada, ou então apanhava ou morria, sem dor e nem piedade.
Somente na metade do século XIV, com o declínio do poder feudal que o trabalhador passou a receber o salário como remuneração pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços.
No século XVIII e XIX, com a chegada da industrialização, foi criado o trabalho formal, onde eram definidas a remuneração devida e as tarefas a serem cumpridas.
- Consolidações das leis de trabalho (CLT)
O contrato de trabalho foi instituído no século XX, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados, assim foram criadas as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.
No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo decreto de 1º de maio de 1943, representou a reunião e sistematização da vasta legislação trabalhista produzida no país após a Revolução de 1943. A CLT foi instituída a maior legislação do país, ela é representada pela carteira de trabalho, onde o trabalhador passou a ser reconhecido pelos seus direitos e também passou a receber benefícios como: férias, décimo – terceiro salário, FGTS, aposentadoria, etc.
Essa foi à solução para que o trabalhador conseguisse garantir um sustento mínimo para ele e sua família, já que o capitalismo selvagem estava a frente com um índice de consumo crescente.
Mesmo com muitas reformas e ampliações, a CLT permanece com seu corpo básico e rege por muitos anos as relações de trabalho no país.
- Salário e motivação
Motivação é um conjunto de fatores que determina a conduta de um colaborador, é o motivo para agir, é sem dúvidas o primeiro passo para o sucesso de qualquer organização, todos sem exceção devem estar motivados. Funcionários satisfeitos produzem muito além do que as suas obrigações e se preocupam com o desenvolvimento e andamento da empresa. Mas para a motivação acontecer, a própria organização deve se atentar ao bem estar dos seus colaboradores e oferecer boas condições de trabalho e entender que cada um tem uma forma de motivação,e sem sombra de dúvidas o salário justo é um grande fator motivacional.
...