Gestão de Carreira Introdução
Por: viannibelli • 9/2/2019 • Projeto de pesquisa • 661 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2018
NAP 01
Questão-chave
Gerir a carreira:
Por que? Como? Quem?
Inicialmente, cabe mencionar que o trabalho possui diversas conotações, diversificando seu sentido e sentimento de indivíduo para indivíduo. No entanto, fato é que, consoante os ensinamento de Marx, é por meio do trabalho que as pessoas estabelecem uma relação de dupla transformação entre si e o mundo em que se inserem, sendo certo que o trabalho equivale ao fazer que transforma.
Assim, o trabalho pode ter uma conotação negativa, como um castigo ou esforço; uma conotação central, no sentido de existir somente para sobrevivência e, ainda, uma conotação positiva, como uma missão, desafio e satisfação pessoal do indivíduo.
No que concerne ao tema carreira, objeto do presente trabalho, o seu conceito vem se transformando com o decorrer do tempo. A carreira, dos tempos modernos, transcende a própria existência da estrutura organizacionais, ou seja, não é necessário uma organização para se ter uma carreira. Portanto, o que se vislumbra, hodiernamente, é um deslocamento da carreira para além da área de formação, como também, para além das organizações.
Nesse contexto, observa-se uma carreira sem fronteiras, a qual transcende as fronteiras da organização sendo que, por um lado, o indivíduo é estimulado a pensar sua carreira tomando a si mesmo como ponto de partida e, por outro lado, a organização é estimulada a incentivar o colaborador a pensar sua carreira de forma mais ampla. O resultado dessa dinâmica, é o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a relação indivíduo – trabalho, no sentido de ter mais sentido no trabalho e elevar o seu poder de contribuição para com a organização.
A carreira inteligente, por sua vez, operacionaliza a carreira sem fronteiras, pelo desenvolvimento de três competências: knowing-why, que seria o porquê da pessoa trabalhar; knowing-how, que seria o meio de desempenhar o trabalho (habilidades e especialidades individuais) e knowing-whom, que estaria relacionado com quem (relações interpessoais e network).
Atualmente, considera-se o capital de carreira do indivíduo e, é exatamente esse capital de carreira que poderá prover segurança necessária e empregabilidade.
- Por que gerir carreira? Na atualidade, o profissional deve cuidar e gerir sua carreira, buscando constantemente se aperfeiçoar seja tecnicamente, culturalmente ou socialmente, pois, caso assim não o seja, o capital de carreira perde seu valor e, conseguintemente, o indivíduo, sua empregabilidade.
Nesse diapasão, imperioso registrar que a empregabilidade consiste na probabilidade de um indivíduo estar empregado e traduz-se na junção do (i) capital humano, isto é, escolaridade, experiência de trabalho, histórico de empregadores/lugares; (ii) capital cultural, isto é, a participação em atividades de alto status cultural; nível educacional e ocupacional dos pais e renda familiar e (iii) capital social, isto é, participação em grupos e organizações.
- Como gerir a carreira? Buscar constantemente o aperfeiçoamento dos capitais humanos, culturais e sociais. Com relação ao primeiro, a escolaridade representa o principal fator, portanto, investimentos em cursos de atualização e especialização são fundamentais. Aumentar o interesse por atividades de cunho cultural e, por fim, desenvolver aspectos relacionados a habilidades sociais e de controle emocional. Tais ações constroem o capital de carreira e também garantem a empregabilidade do indivíduo no mercado de trabalho, assegurando qualidade de vida, tanto com relação aos parâmetros subjetivos (bem-estar, felicidade, amor), quanto com relação aos parâmetros objetivos (necessidades básicas do indivíduo).
- Conforme já brevemente exposto acima, Quem gere a carreira são os indivíduos e também as organizações. Os papeis das organizações na gestão da carreira abarcam ações como o planejamento de carreira e gerenciamento de oportunidades, com intuito de apoiar seus empregados no desenvolvimento profissional e também para garantir a ocupação de posições chaves na organização futuramente. No âmbito dos indivíduos, vale mencionar que a gestão de carreiras é uma maneira proativa e permanente de administração das variáveis internas e externas que afetam sua trajetória profissional, devendo atuar nas variáveis controláveis, se adaptando às demais. Os indivíduos devem se preparar para o mercado de trabalho, ampliando o seu autoconhecimento, definindo objetivos, desenvolvendo rede de relacionamentos, enfim, investindo em seu capital de carreira.
...