Gestão de Compras Públicas
Por: Jonas Costa • 7/11/2016 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
Gestão de compras públicas
No atual cenário e com a globalização, a gestão de compras exerce função de destaque sendo responsável em obter os materiais certos, nas quantidades corretas e de forma eficiente e eficaz.
O setor de compras passou de uma função burocrática para desempenhar um papel estratégico nas organizações. Isso porque as entidades públicas precisam ir ao mercado para obterem produtos ou serviços vitais ao seu funcionamento. Assim, valem os mesmos conceitos na questão dos sinais de demanda, operacionalização dos pedidos, fases de análise do pedido, e também, verificação da necessidade do material.
A atuação durante o período de escassez – burocrático - trouxe uma significativa atenção da organização para o setor de compras. Isso se deve por um motivo importante, o setor passou a ser determinante para a continuidade das empresas no mercado competitivo.
Os objetivos das compras devem estar atrelados aos objetivos organizacionais, com o intuito de promover maior qualidade, redução de custos, melhores prazos e maior poder de negociação.
O setor é também, um grande desafio hoje para a administração pública, pois a mesma deve garantir não somente a melhoria no ambiente de negócio e desenvolvimento econômico, mas também a implantação de mecanismos modernos e inovadores que permitam maior participação da sociedade, assim como maior transparência e agilidade no funcionamento da máquina pública.
Uma das missões de setor de compras é solucionar e identificar as melhores opções, evitando desperdícios e custos desnecessários. Sua gestão exerce uma função importante principalmente no setor público, pois o mesmo se utiliza de recursos públicos que são monitorados e devem voltar para a sociedade em forma de serviços prestados diretamente à comunidade.
Para Viana (2012, p. 42), “sua finalidade suprir as necessidades da empresa mediante a aquisição de materiais e/ou serviços, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas”.
Com o passar do tempo, a gestão de custos ganhou destaque não apenas por ser uma ferramenta utilizada na redução de custos, mas também por promover um gerenciamento melhor, passando a ser vista dessa forma a partir do momento em que identifica-se a necessidade da mesma estar relacionado aos outros setores, pois para Martins (2006, p. 87) “a área de compras interage intensamente com todas as outras, recebendo e processando informações, como também alimentando outros departamentos de informações úteis as suas tomadas de decisão”.
Essa interação com os demais setores faz-se necessária uma vez que permite a troca de informações necessária para que cada área possa conquistar seus objetivos com mais eficiência e eficácia, pois sozinha não obterá êxito na realização de sua meta, porque depende dos outros planejamentos para sua realização. Um dos propósitos é identificar oportunidades de melhoria nos processos, assim como reduzir o tempo de análise e de tramitação de processos e estimular o plano estratégico que viabilize em longo prazo o planejamento de compras e melhorias na sua gestão.
Outro elemento importante no que diz respeito a estão de compras na administração pública é planejamento para assegurar o cumprimento
...