Gestão de Operações e Projetos
Por: Ronilda Ataides • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.249 Palavras (9 Páginas) • 190 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA 4
2.2 TIPO DO NEGÓCIO 4
2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 5
2.3.1 Perfil dos Dirigentes da Organização................................................................. 5
2.3.2 Análise de Mercado e o Plano de Marketing...................................................... 6
2.4 GESTÃO DE PROJETOS 6
2.4.1 Plano Sumário................................................................................................. 6
2.5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 7
2.5.1 Localização da Empresa .............................................................................. ..7
2.5.2 Requisitos Necessários para a Capacidade de Produção Esperada............... 7
2.5.3 Programa de Qualidade para Melhoria Contínua............................................. 8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Com a crescente exigência por parte dos consumidores, as empresas perceberam a necessidade de aperfeiçoamento dos métodos utilizados. Considera-se que as ferramentas de Gestão da Qualidade resultarão em melhorias internas e externas nos processos e serviços oferecidos, se apresentando, portanto, como um diferencial competitivo para as empresas.
Como parceira para o desenvolvimento do projeto, contamos com a empresa Café Seleto que serviu de base para a elaboração também do trabalho individual do 7° período de administração, apartir deste criamos a Seleto Cyber Café empresa fictícia criada para elaboração do projeto de pesquisa para nosso trabalho em grupo.
A Gestão da Qualidade é um instrumento de mudanças dentro das empresas, agindo nos pontos em que se necessita de melhorias nos serviços e processos, para que conseqüentemente se possa atender às necessidades e expectativas dos clientes visando sua satisfação.
Para a implantação do sistema de Gestão da Qualidade dentro de uma organização é importante o diagnóstico específico de suas prioridades e necessidades; e após a implantação, o monitoramento contínuo desses métodos adotados, com o objetivo de que esse processo continue propiciando resultados positivos para a empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA
A empresa Seleto Cyber Café pertence ao grupo Seleto que se iniciou em na década de 1970 com o famoso jingle ‘’na hora de tomar café”, seu principal produto era do café seleto, hoje na década atual vendo as mudanças de comportamento do brasileiro e as necessidades do mercado decidiu partir para um novo ramo de mercado com intenção também de expandir a distribuição dos produtos seleto. O cyber café é um projeto que vinha sendo estudados há algum tempo, já em 19/12/2014 iremos inaugurar nossa primeira loja na cidade de São Mateus/ES.
Temos como missão superar as expectativas de nossos clientes apresentando soluções e serviços na área de informática com qualidade, agilidade, pontualidade e personalização através do constante aperfeiçoamento de colaboradores, bom relacionamento com parceiros e comprometimento no resultado.
2.2 TIPO DO NEGÓCIO
Atualmente a experiência do grupo esta em alimentos, tendo em vista este segmento de mercado a minha proposta seria a implantação de uma livraria integrada a um cyber café , onde a seleto evidenciaria os seus produtos como o tradicional café, cappuccino, chocolate quente e vários outros produtos da marca seleto. Esta seria uma grande oportunidade para diversificar o negocio e ainda integra – lo no mundo cibernético. Atualidade o mercado vive numa era de informação exigindo das organizações uma gestão estratégica, eficientes, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação. A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informação, e o sistema de informação está cada vez mais sofisticado propondo mudanças nos processos, estruturas e estratégia de negócios. A proposta visa instalar o Seleto Cyber Café em locais de grande circulação, como em shoppings, aeroportos e rodoviárias, seria uma ótima estratégia de venda e divulgação dos produtos Seleto e uma distração ‘’gostosa’’ para as pessoas que ficam aguardando o horário do voo ou ônibus.
2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
2.3.1 Perfil dos Dirigentes da Organização
Segundo nossa analise, o perfil do Sr. Rogerio Ferreira é empreendedor , de acordo com a pesquisa que realizamos .
Empreendedor
O Empreendedor é um sonhador, mas absolutamente não é um aventureiro!
Este aspecto do perfil é altamente significativo. O empreendedor, muitas vezes, não está nem mesmo preocupado prioritariamente com o retorno financeiro do negócio, mas sim com a possibilidade de colocar em prática uma idéia que ele tem convicção que será bem sucedida. Porém, não sem parcerias, planejamento, clareza de objetivos. Um empreendedor não é um aventureiro. Ele não se dedica a um negócio porque está entusiasmado. É um processo consciente, objetivo e planejado.
Mais consciente ainda deve ser a atuação intraempreendedora nas suas ações, sobre projetos, em uma Unidade de Negócios ou em uma expansão, por exemplo.
A realização, suportada por uma definição estratégica, deve ser o foco principal do profissional de dentro da empresa. Deve superar limites de recursos, financeiros e de prazos da maneira que puder.
Já o grupo da Sara Le tem um perfil mais administrador do negocio.
Seu objetivo principal ao desenvolver seu trabalho é a eficiência organizacional, Sua grande contribuição é a visão abrangente da organização e a definição de seis funções básicas:
1-
...