TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

GESTÃO DE PROJETOS

Prof.ª Regina Moraes

7º ADMA – A

Amanda Caroline Aureliano      RA: 3715657973

Cintia Rodrigues de Moraes      RA: 4200052496

Flávia Carvalho                            RA: 5692134860

Janaina Cristina de Moraes       RA: 4252048523

Luana Aparecida Aureliano       RA: 3715657955

JACAREÍ – SP

2015

Introdução

Após uma pesquisa relacionada a dois projetos, projeto das melhorias de ferrovias e portos brasileiros, e o sucesso da Galinha Pintadinnha podemos compara-los. A partir dessa pesquisa será abordado os pontos forte e fracos dos dois projetos relacionados. Aqui serão comparados os dois projetos. Onde o projeto de melhorias de ferrovias e portos não foi concluído, pelo desvio de verba investido. E o projeto da personagem Galinha Pintadinha que se tornou grande sucesso, até o mais que esperado pelos criadores do personagem. A partir daqui podemos conhecer um pouco mais sobre projetos, onde o essencial é planejamento.

Dinheiro público é desperdiçado em portos e ferrovias do Brasil – (Reportagem Fantástico)

 

Dinheiro público usado para construir obras jamais existidas no Brasil, ganhos que somente o governo teve por conta de corrupção. Dinheiro que nos vemos, obra que nunca foi utilizada, que começa num lugar e termina no meio do nada, trilhos parados há anos e que já estão perdendo o valor.

O governo investiu nessas obras mais de 5 bilhões e 100 mil que hoje ninguém nunca viu e ninguém nunca usou.

O fato é que o governo construiu esses trilhos na época do governo Sarnei, ou seja, mais de dois séculos já se passaram e nada da obra terminar. No governo Lula, foi ainda dado continuação a obra mais também parou no meio do caminho e perto da onde os trilhos estavam para dar continuação a obra. Descobrimos que essa obra não tinha projeto executivo, estavam fazendo tudo sem um projeto oficial.

Trilhos, projetos falsos, compras que vale bilhões e claro, projeto que são superfaturados pelo governo. Ainda na época, Juquinha foi preso com culpa de desvio de dinheiro e corrupção, foi solto, mais não se livrou da condenação.

No governo foi autorizado um grupo de pessoas que trabalhassem no EPL que nada mais é que Projeto Logístico, a função deles é que o governo mesmo faça um projeto sem desperdício e sim, feito pelo governo. No segundo projeto descobriram que há 8 anos um agricultor de soja espera até hoje pela obra inacabada, os trilhos passam atrás do leito de soja dele e até hoje nada do termino da obra, foram investidos também bilhões para que a obra fosse concluída com êxito e que hoje melhoraria muito para os portos do Brasil.

Hoje em dia, só existem trens e obras realmente acabadas e utilizadas do trecho de palmas até Açailândia no Maranhão, na cidade de Goiás até São Paulo até tem trem, mais não existe projeto. O Brasil fica em último lugar na qualidade do BRIC – portos do Brasil. A China na época da soja, cancelou uma compra de dois bilhões de dólares, que em reais da muito mais dinheiro, por conta da demora da entrega da soja. Caminhoneiros ficam parados mais de um dia inteiro esperando para descarregar a cargas nos portos do Brasil e detalhe, eles não ganham a mais por isso, ou seja, nas vistas das empresas contratantes se o caminhoneiro não andar, ele obviamente não ganha.

Para que os portos do Brasil sejam realmente suficientes precisa de muito investimentos e qualidade para que os motoristas de caminhão não percam tanto tempo parado e com a mercadoria dentro do caminhão. Precisa investir milhões, bilhões talvez para seguir com uma obra descente e conseguimos pelo menos subir 20% para encostarmos em outros países que estão muito mais para frente de nós aqui do Brasil devido a qualidade e excelências dos portos de outros países.

Projeto Galinha Pintadinha[pic 1]

A galinha dos ovos de ouro de Juliano Prado e Marcos Luporini.

A reportagem da revista Época visa demonstrar como e quando aconteceu o sucesso dos sócios Juliano Prado formado em administração e Marcos Luporini formado em publicidade, no qual ficaram milionário com a reformulação de um personagem existente a décadas em nosso país. E como conseguiram aplicar um conceito novo de fazer negócios que para muitos é tão difícil de entender o zen-empreendedorismo.

O projeto inicial do negócio era criar animações para clientes em potencial, no entanto ao criar uma nova versão da Galinha Pintadinha com músicas infantis conhecidas com personagens de cores fortes e movimentos limitados e lançar no You Tube, o vídeo da personagem para apresentação a um cliente que por sinal não fechou o negócio obteve mais de 500 mil acessos nascendo então a oportunidade para um grande negócio.

Um dos procedimentos realizados pela dupla ao entrar neste mercado foi sondar com uma visão minimalista. O projeto teve como influencia características da

personalidade de ambos os sócios que não era nada convencional o que existia era a paixão por um sonho.

Existe um conceito que reflete esta ideia onde o primeiro passo para o sucesso é se apaixonar pelo seu sonho.

 Entre erros, imprevistos e acertos o negócio dos sócios caracterizados pela forma flexível e simples o zen-empreendedorismo que abraçou os erros e imprevistos como direcionamento, trilhou um novo caminho sem dúvida com uma sabedoria financeira onde o menos significava mais. Para Prado e Luporini o fato de não possuírem um local fixo nem horários determinados para trabalhar os libertaram das preocupações convencionais que muitas vezes levam empresas a falência quando não bem planejadas. No caso da Galinha Pintadinha primeiro aconteceu o sucesso depois o investimento afinal os conceitos de suas formações acadêmicas não os permitiu subestimar valores e retornos esperados.

Após o sucesso na internet começaram desenvolver produtos, brinquedos, canções, shows DVDs e outros vídeos lucrando absurdamente. Os acontecimentos no percorrer do caminho definiram o público alvo que escolheu a Galinha Pintadinha entre tantas outras personagens como a preferida entre as crianças até 5 anos de idade. Um público delicado porém muito convincente.  

Hoje a empresa Bromélia possui um local fixo e bem localizado na cidade de Campinas o quadro de funcionários é composto por sete pessoas mais Prado e Luporini o conceito é start-up, e ser uma empresa com um quadro enxuto onde podem controlar e explorar mais ideias. Para a produção de outras formas de investimento com a Galinha Pintadinha como aplicativos para celular como mostra a reportagem de Época Prado e Luporini contratam empresas terceirizadas para desenvolver os projetos eles realizam a difícil tarefa de aprovar ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com