Gestão de Projetos Uma abordagem global
Por: DiegoLLL • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.122 Palavras (17 Páginas) • 478 Visualizações
LISTA DE EXERCÍCIOS
Livro: GESTÃO DE PROJETOS uma abordagem global
Autor: Ralph Keeling
Disciplina: Gerência de Projetos
Capítulo 1 - A natureza de um projeto
- Explique as principais diferenças entre um projeto e uma atividade contínua e discuta exemplos.
As principais diferenças entre um projeto e uma atividade contínua é que um projeto implica prazo e recursos limitados, objetivos mais específicos daquele produzido no curso da rotina operacional. Já as atividades contínuas, os objetivos são em função do retorno de investimentos e sobrevivência a longo prazo, ou seja, visa a administração de um negócio já consolidado.
Alguns exemplos de projetos são: estabelecer um novo negócio, construir um novo porto marítimo, desenvolver uma concessão para exploração de minério, construir uma usina nuclear. Como exemplos de atividades contínuas podemos citar: análise de contas, a realização de atividades administrativas já incorporadas ao trabalho rotineiro, a execução do processo de pagamento de pessoal, entre outras.
- Liste pelo menos seis características ou benefícios da administração de projetos.
Dentre as características ou benefícios da administração de projetos pode-se citar: a simplicidade de propósito, a clareza de propósito e escopo, o controle independente, a facilidade de medição, a flexibilidade de emprego e a facilidade de distribuição.
- Discuta exemplos de projetos que têm custo semelhante, mas ciclos de vida e níveis de atividades diferentes.
Os projetos podem apresentar custos semelhantes e serem de diversos segmentos, mas com o ciclo de vida diferente, devido as fases desse ciclo.
Exemplos de projetos com custo semelhante e ciclos de vida e níveis de atividades diferentes é a execução de um projeto de pesquisa e desenvolvimento de um importante produto farmacêutico e a construção de um cassino nos Estados Unidos.
A sequência típica de eventos durante o ciclo de vida de um projeto administrado pelo proprietário utilizando empreiteiros envolve a seguinte lógica: Consideração do conceito; Estudo de viabilidade; Avaliação; Decisão de prosseguir; Proprietários solicitam manifestações de interesse; Empreiteiros manifestam interesse e se qualificam para apresentar propostas; Reconhecimento e estudo de viabilidade dos empreiteiros; Empreiteiros entregam propostas, especificações e cotações; Consideração das propostas e cotações; Negociações com empreiteiros potenciais; Contrato entre os proprietários e empreiteiros; Finalização de planos-mestre, finanças, planos de atividades e recursos; Recursos do empreiteiro, planos e programações de atividades; Proprietários estabelecem administração e coordenação do projeto; Execução do projeto pelos empreiteiros – monitorado e coordenado pelo proprietário; Análise regulares do projeto e correções; Monitoração e coordenação do trabalho pelo proprietário; Conclusão e entrega; Relatório final do empreiteiro; Avaliação do proprietário e relatório final.
A sequência típica de eventos no ciclo de vida de um projeto de ajuda internacional envolve: Agência de suporte recebe pedido para ajudar ou identificar necessidade; Definição de propostas de longo prazo; Disponibilidade de recursos; Discussões iniciais com governos interessados; Proposta do projeto; Estudo de viabilidade; Discussões sobre utilidades, avaliação de risco, benefícios de longo prazo, custos, financiamentos; Decisão de prosseguir, definição de objetivos finais e especificação do projeto; Acordo e documento de projeto assinados pelos governos e agências de suporte; Planejamento detalhado e recrutamento de peritos internacionais; Reuniões com gerentes de projeto, líderes de equipe e especialistas; Início de projeto; Implementação do projeto, monitoração e avaliação de desempenho; Monitoração constante, relatórios e correções; Conclusão, venda de ativos, entrega da atividade; Avaliação, preparação e apresentação de relatório final; Avaliação de grupo ou setor;
- Dê três exemplos do uso do método de projeto na implementação de mudanças dentro de uma organização.
Transferência de tecnologia e projetos de administração do conhecimento: Nesse método de projeto o conhecimento pode ser administrado como um ativo e podem ser feitos projetos para criar bancos de conhecimento e melhorar o acesso.
Organizações de projetos múltiplos: Consultores e empreiteiros especializados no trabalho com projetos, tais como os empreiteiros da construção civil ou de engenharia mecânica, geralmente são estruturados como organizações de projetos múltiplos com um conjunto de know-how e recursos disponíveis para fornecer atendimento a proprietários e patrocinadores de projetos.
Projetos múltiplos dentro das organizações: As organizações que administram operações contínuas buscam projetos que alcancem mudanças técnicas ou organizacionais, como, por exemplo, a introdução de novos sistemas de controle de estoque ou de controle de qualidade.
- Compare as qualidades especiais de um bom gerente de projeto com as de um bom gerente de uma operação contínua.
São apresentadas diversas características de gerentes por diversas opiniões. Porém, poucos têm dúvida de que essas características listadas abaixo, de um gerente de projetos sejam em alguns aspectos diferentes daquelas presentes em um gerente de uma operação contínua.
As principais qualidades de um bom gerente de projeto são:
- O centro em torno do qual gira toda a atividade;
- O elo entre stakeholders internos e externos e as organizações;
- Regulador do progresso, velocidade, quantidade e custo;
- Líder e motivador do pessoal do projeto;
- Comunicador e negociador em todas as coisas relacionadas ao projeto;
- Controlador de finanças e outros recursos;
As características de um bom gerente de operação contínua envolvem:
- Personalidade forte, energética, mas tolerante;
- Habilidade para dirigir e delegar trabalho técnico;
- Tino comercial e dinamismo empreendedor;
- Energia e persistência;
- Preferência por áreas de trabalho que estejam fora da sua experiência e habilidade para ver as coisas como um todo.
- Inteligência com espírito independente;
- Habilidade comprovada em pelo menos um ramo de trabalho essencial ao projeto;
- Interesse e preocupação vitais em ver o projeto concluído;
- Considere as atividades que aconteceram em cada fase do ciclo de vida de um projeto de sua experiência; considere se a sequência correta foi seguida, se algum passo foi omitido e as consequências dessa eventual omissão.
Em um projeto de conclusão de curso que consistia no desenvolvimento de um sistema web, foram seguida todas as fases do ciclo de vida de um projeto. Porém, na fase de implementação era frequente a descoberta de novas funcionalidades, essas não foram completamente definidas no escopo. Essa omissão impacta em mudanças no planejamento e a velocidade de execução das atividades e a consequência foi um investimento maior de recurso humano, ou seja horas trabalhadas da equipe para o projeto ser entregue no prazo de conclusão.
...