Gestão de projetos
Por: otavina • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.673 Palavras (7 Páginas) • 189 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 5
1.1. NOME DA EMPRESA 5
1.2. ENDEREÇO, LOCALIZAÇÃO 5
1.3. SEGMENTO DE ATUAÇÃO 5
1.4. PORTE 5
1.5. MISSÃO E VALORES 5
1.6. PÚBLICO ALVO 5
1.7. TEMPO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO 5
1.8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 5
2. DEFINIÇÃO SOBRE A GESTÃO DE PROJETOS 6
3. AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES 6
4. APRESENTAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO 7
5. TAREFAS E PESSOAS ENVOLVIDAS 8
5.1. OBJETIVO GERAL 8
5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
5.3. OBJETIVO PRINCIPAL 8
5.4. PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS 8
6. CRONOGRAMA 9
7. MONITORAMENTO 10
8. FINALIZAÇÃO DO PROJETO 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como principal proposta oferecer a empresa analisada “Sorvete Vilela” subsídios para a melhoria na relação empresa/cliente, haja vista a empresa analisada estar no mercado há vinte e três (23) anos.
Um dos aspectos que motiva a proposta da equipe é o fato da empresa Sorvete Vilela encontrar-se em plena expansão no mercado e possuir credibilidade junto à sua clientela. Porém foram observadas algumas falhas no sistema de cobrança da venda de seus produtos e o projeto a seguir visa sanar tais falhas.
O projeto a seguir denomina-se “Projeto de Implantação de Sistema de Cobrança Eletrônico”.
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
1.1. Nome da Empresa
Sorvetes Vilela.
1.2. Endereço, localização
Av. Industrial Nº 221 Centro Ceres Goiás.
1.3. Segmento de atuação
Gelados comestíveis.
1.4. Porte
Médio.
1.5. Missão e valores
A sorvete Vilela têm se preocupado sempre e a todo o instante com o cliente que é responsável por este sucesso, consumindo nossos produtos e aprovando a qualidade que é nossa satisfação em levar mais sabor na sua vida.
1.6. Público alvo
Todas as idades, mais especificamente crianças.
1.7. Tempo de atuação da empresa no mercado
23 anos
1.8. Informações complementares
A classificação coerente do ambiente de manufatura da empresa é o MTS: fabricação para estoque (make to stock) – A vantagem da fabricação para estoque e que o giro de gelados comestíveis é rápido, portanto o que ficou estocado logo irá sair com o rodízio de estoque e como a programação é baseado sempre com as vendas de aproximadamente duas semanas anteriores.
Os estoques de matérias-primas são controlados da seguinte forma, o gerente de produção tem acesso ao estoque e quando observa que a quantidade está mínima aceitável realiza o pedido. Algumas matérias primas são por meio de carga agendada, ou seja, a cada 15 dias chega certa quantidade.
O horário dos funcionários Operacionais é das 07h às 17h, havendo a possibilidade de realização de hora extra. Não há intercalação de funcionários por turnos.
Quanto a apuração dos processos de demanda e programação de produção, a programação da produção semanal é realizada de acordo com as vendas da semana anterior mais 20%. As vendas são registradas no palmtop de cada vendedor.
O tempo de operação das máquinas se dá de acordo com o tempo de produção: 07h às 17h.
2. DEFINIÇÃO SOBRE A GESTÃO DE PROJETOS
Após estudo do conteúdo sugerido podemos conceituar “Gestão de Projetos” da seguinte forma: é a disciplina que orienta as várias etapas e as várias fases que devem ser observadas na elaboração e execução de um projeto. ´
Projeto é um Plano de Ação temporário elaborado com objetivos específicos ou não, a fim de sanar falhas operacionais de uma empresa, aperfeiçoa-la e/ou dependendo do caráter da empresa, buscar subsídios financeiros para investir no crescimento, qualidade e funcionalidade da mesma.
A Gestão de Projetos possibilita aos envolvidos detectar o problema a ser resolvido, definir o escopo, planejar a ação, a distribuição de tarefas, cronograma de execução, enfim, é a metodologia adotada para elaborar, executar e concluir com sucesso determinado projeto.
A metodologia engloba todo o processo que deve ser observado do início ao fim de um projeto, as várias etapas a serem observadas, como por exemplo: riscos de impacto negativos ou a oportunidade, no caso de se optar por trabalhar necessidades que permitam o sucesso do projeto.
3. AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES
A visita à empresa Sorvete Vilela proporcionou a equipe envolvida o conhecimento da dinâmica de trabalho da mesma e após a pesquisa junto aos diversos setores da empresa foi possível detectar algumas necessidades que devem ser consideradas para melhor funcionamento da empresa em questão.
A abordagem principal trata-se da dificuldade que a empresa tem no recebimento do pagamento de seus produtos, uma vez que esta ação é feita paralelamente pelo vendedor/entregador.
Após ouvirmos a equipe de vendedores /entregadores, constatamos que o pagamento do produto é feito no ato da entrega e na maioria das vezes, absorve muito tempo do funcionário responsável, impedindo-o de cumprir a rota programada pela empresa
...