Gestão empresarial: Na busca de um sucessor para a Indústria de Bebidas Pira
Por: claudia395 • 16/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.472 Palavras (14 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
- UNIDERP –
ADMINISTRAÇÃO
Teorias da Administração e Economia
Gestão empresarial: Na busca de um sucessor para a Indústria de Bebidas Pira
Aluno (s)
Cláudia Regina Mainardi da Rosa – RA 1709108477
TUTOR (A): MICHELE MARTINS RODRIGUES
São Borja/RS – 01/04/2015[pic 3]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO6
- IDENTIFICAÇÃO DOS PERFIS7
- Aprender e Ampliar Conhecimentos7
- Transmitir e compartilhar conhecimentos7
- Aplicar Conhecimentos7
- Visão Global e Sistêmica7
- Trabalho em Equipe, liderança e motivação7
- Avaliar situações, espírito crítico, julgamento e equilíbrio8
- Obter dados e informações e definir prioridades8
- Atitude8
- Inovação e Agente de Mudança8
- Foco, resultado e riscos8
- Auto Realização8
- A MISSÃO9
- ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INDIVIDUAIS10
- Perfil de Paulo10
- Perfil de Iran11
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS12
- A NOVA GESTÃO13
- AS NOVAS FUNÇÕES DOS FILHOS DO DR. JOÃO14
- NOVO ORGANOGRAMA DA EMPRESA15
- CONCLUSÃO17
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS19
LISTA DE FIGURAS:
Figura 1: Tabela de competências e Habilidades........................................................9
Figura 2: Gráfico de Competências e Habilidades de Paulo......................................10
Figura 3: Gráfico de Competências e Habilidades de Iran.........................................11
Figura 4: Gráfico comparativo de competências e habilidades..................................12
Figura 5: Organograma proposto pela consultoria.....................................................15
- INTRODUÇÃO
A Indústria de Bebidas Pira tem uma história de superação do proprietário, Dr. João como é chamado pelos funcionários. Vindo de família humilde do interior do Nordeste para São Paulo, começou a trabalhar cedo como vendedor de fumo e bebidas no mercado público municipal de São Paulo. Casou-se jovem e teve dois filhos. É nesse tempo que ele adquire um pequeno alambique de cachaça e conhaque e inicia sua trajetória de sucesso.
Devido ao sucesso da produção, em pouco tempo o processo artesanal foi substituída por equipamentos robustos de armazenagem e envelhecimento e então a solidificação no mercado de bebidas Nacional.
Dr. João é carismático e dirige a empresa com sobriedade, centralizando a administração da empresa. Ao sentir o peso da idade o mesmo decide se aposentar e assim transferir a gestão para os filhos Paulo e Iran que trabalham na empresa em cargos gerenciais supervisionados pelo pai.
Para que a nova gestão seja bem escolhida, Dr. João contrata uma consultoria empresarial para analisar o perfil de cada um de seus filhos e assim implantar as mudanças necessárias mantendo a qualidade já conquistada no mercado de Bebidas.
- IDENTIFICAÇÃO DOS PERFIS
Na análise da gestão da empresa constatou-se que há bastante reatividade por parte do Dr. João, a empresa investe para melhorar o que tem assim adaptando-se ao mercado com retorno de longo prazo e dificilmente arrisca em pró-atividade, melhora o existente, dificilmente cria ou antecipa tendência de mercado, mantem o padrão de qualidade e assim conserva-se como referência no ramo de bebidas alcoólicas no País.
Avaliando a situação econômica e atual do Brasil, observa-se que toda empresa precisa inovar criando novos produtos derivados e assim ampliar as entradas, inovando, antecipando tendências e assim crescimento há um prazo curto.
Considerando características indispensáveis a gestores, estes devem adaptar sua gestão ao momento da economia sendo eficientemente reativos e proativos e assim sendo completos com estruturas sólidas para manter a empresa em constante crescimento no mercado solidificando-a independente da mudança mercadológica.
Para que uma empresa possa realizar o processo de mudança organizacional sem perder a referencia a qual se encontra no mercado, mantendo e aprimorando novos conhecimentos com meta de novo patamar de atuação obtendo mais sucesso e melhores resultados, a organização precisa ter como líder competências claras e definidas:
2.1. Aprender e ampliar conhecimentos: Ampliar e diversificar as áreas de conhecimento técnico e cultural no decorrer da formação profissional e pessoal reflete diretamente na vida pessoal de cada indivíduo pois o alto nível de exigência do mercado requer habilidades e competências que se sobressaem aos demais membros de uma equipe.
2.2. Transmitir e compartilhar conhecimentos: Significa ter Gestão de Conhecimento onde há sinergia entre os departamentos. Acredita-se que se todos os diretores da empresa estiverem a par de todas as etapas dos projetos fica mais fácil tomar decisões estratégicas.
2.3. Aplicar conhecimento: Refere-se à aplicação de treinamentos específicos as funções desempenhadas na empresa proporcionando bom ambiente de trabalho e alta produtividade.
2.4. Visão Global e sistêmica: “Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. Foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência,” (Wikipédia); Visão Global significa conhecer o mercado em que está inserido, com ferramentas de formação e aperfeiçoamento.
2.5. Trabalho em Equipe, liderança e motivação:
“A maior participação, o estímulo ao trabalho em equipe irá melhorar o clima organizacional, fato que é definido pela "percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção" (Sorio, s.d.).”
Diante da situação atual observa-se que o maior índice de aproveitamento se dá a equipe feliz, motivada, comprometida. A má gestão e a falta de comunicação interna são os grandes responsáveis pelo descontentamento da equipe e assim reflete no rendimento da empresa.
...