Impostos
Por: ThanRaphael • 3/5/2015 • Projeto de pesquisa • 570 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
- Definição de contabilidade Comercial e sua abrangência
A Contabilidade Comercial visa em promover o controle do patrimônio a fim de obter dados e oferecer informações devidas para tomada de decisões e apurações dos resultados. Ela oferece um estudo minucioso sobre as variações que ocorre no patrimônio da empresa ao longo de seu exercício ao que diz sobre a produção, comercialização e armazenamento de seus produtos obtendo dados referentes aos valores de mercado, custos e lucros na empresa.
Para Ludicibus e Marion (2002,pag28);
Fica claro que,afim de acompanhar a variação quantitativa e qualitativa do patrimônio de t, entidades é importante também entender o quadro econômico e jurídico mais amplo dentro do qual operam,bem como algumas característica de sua gestão.
- Formas de controles de estoque existentes (May a Dani escreveu bastante sobre este assunto eu não sei o que mais acrescentar)
- Formas de apuração do resultado com mercadoria e do custo dos produtos vendidos(May este item vi que a Dany aça melhr a correção do Borges e que ela quis aproveitar .Pulei para o próximo....
- Aplicação da Contabilidade Tributaria nas Empresas Comerciais.
Nas empresas comerciais é importante visar as contas de estoques para obter o resultado correto no Balanço Patrimonial e conseqüentemente na DRE(Demonstração do Resultado do Exercício),a partir desta responsabilidade é importante ser criteriosos nos procedimentos fiscais e contábeis para que haja controle interno das movimentações das mercadorias do estoque e apurações dos impostos e avaliação de valores de vendas das mercadorias comercializadas.
Os impostos podem ser não acumulativos e ser recuperáveis e logo não são integrados ao custo da aquisição de mercadorias ou matérias primas.
O ICMS (Imposto de circulação de mercadorias e serviços)é um imposto não cumulativo que ira ser recompensado na circulação de mercadorias, esta inclusa no preço das mercadorias, porem deve-se excluí-lo do custo, pois por se tratar de um imposto recuperável, e poderia se dar um resultado fora da realidade logo os estoques iriam ser supervalorizados e não sobrar margens contábeis para a apuração dos lucros.\
Como decorrência, deve-se registrar a receita bruta de vendas por seu valor total, inclusive o ICMS, e o ICMS contido nas vendas deve ser contabilizado como dedução da receita bruta, a titulo dee “impostos incidentes sobre vendas” ou seja , a receita liquida já deve figurar o ICMS, da mesma forma que o custo de vendas e os estoques.
O IPI (Impostos sobre produtos industrializados)nas empresas comerciais ele se integra no valor do custo das mercadorias ,pois na venda deste produto não se paga o IPI é recuperável na aquisição. È um imposto seletivo e de competência da União que pode isentá-lo.
O PIS(Programa de Integração Social)trata-se de imposto de obrigação as pessoas jurídica de regime não cumulativo e não recuperáveis seu objetivo é a integração dos trabalhadores na sociedade , crescimento e desenvolvimento nas empresas.
...