Inclusão social - Ressocialização de presos nas organizações
Por: aleksandroosouza • 4/6/2018 • Projeto de pesquisa • 555 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Titulo: Inclusão social - Ressocialização de presos nas organizações
Objetivo geral: Expor os benefícios de inserir ex-presos no mercado de trabalho, como forma de Gerar economia e diminuir o índice de reincidência criminal.
Objetivo especifico:
Identificar como as empresas podem incentivar ex-detentos a retornarem ao mercado de trabalho. Discutir de que forma os órgãos públicos apoiam projetos de inclusão, reeducando os ex- detentos a ressocialização na sociedade.
Desenvolvimento :
Verifica-se no Brasil algumas ações do Estado em conjunto com a iniciativa privada na contratação de presos e ex-presos para oportunidades em diferentes setores de trabalho. Essas ações, tem se mostrado positivas não só para os ex-detentos, mas também para as empresas que integra benefícios sociais e econômicos como menciona YOUNG, Ricardo. Reinserção de presos no mercado de trabalho. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-reinsercao-de-presos-no-mercado-de-trabalho
Acesso em 28 marc. 2018.
´´Há as vantagens financeiras para as empresas: os presos não estão sujeitos ao regime de CLT; os encargos dos presos são normalmente pagos pelo Estado e o salário pode ser menor que o piso da categoria.´´
Proporcionar qualificação mesmo no sistema prisional é um dos primeiros passos para
Realocar ex-presidiarios a sociedade. Pois, dessa forma terão habilidades que possam ser desenvolvidas pelo mesmo quando este alcançar a liberdade.
Conclusão:
Levando em conta esses aspectos, o governo e empresas privadas agindo em conjunto
Podem proporcionar uma nova chance a essas pessoas, beneficiando não só a eles mesmo
Como para a sociedade em geral. Diminuindo o índice de reincidência criminal. Tornando um país mais seguro, justo e sem preconceito.
Empresas, órgãos públicos e instituições voltadas para a assistência a presos colhem experiências positivas na inclusão de apenados em seus quadros funcionais. Vencidas as barreiras da falta de informação e do preconceito, a inserção de presos no mercado de trabalho possibilita a ressocialização de condenados com efeito sobre a redução da reincidência criminal, fora os benefícios financeiros com a contratação ´´
Disponível em: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/61599-insercao-de-presos-no-mercado-de-trabalho-
Agência CNJ de notícias , Sara Barros ; Inserção de presos no mercado de trabalho beneficia empresas e sociedade.
Acesso em: 28 Març. 2018
BARROS, Sara
Ao examinar
Constituição federal – Artigo 5
Todos são iguais perante a lei. Sem distinção a qualquer natureza.Garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no páis a inviolabilidade do direito a vida. À liberdade,à igualdade,à segurança e a propriedade.
XLIX- é assegurado aos presos o respeito a integridade física e moral.
Apesar de existir leis e cotas que obrigam ou estimulam empresas contratada pelo poder publico a ter uma cota de 2% a 10 % de ex-presos entre os funcionários,não é bem assim que
Acontece na prática. Vemos muita discriminação e preconceito em nossa sociedade. Tornando cada vez mais difícil a inserção de pessoa s no mercado de trabalho.
Quando se cita que `todos sáo iguais perante a lei`` significa que todos são iguais para terem
...