MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA: Fichamento de Estudo de Caso
Por: Jocineia Haase • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 744 Palavras (3 Páginas) • 608 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina : James Dantas de Souza
Vitória / ES
2016
Estudo de Caso :
ECONOMIA EMPRESARIAL
Reposicionando a Ranbaxy
REFERÊNCIA: k.,Kothovala; P., Ghemawat. Reposicionando a Ranbaxy. Harvard Buiness School, 707 – P01, 1998.
Diante do estudo de caso em foco, vamos abordar o reposicionamento dos Laboratórios Ranbaxy Ltda., que no segundo semestre de 1995 foram premiado pelo excelente desempenho nas exportações, na área de pesquisa e no âmbito geral entre as empresas indianas. Estas e outras conquistas refletem a história de realização da empresa na cenário mundial.
A Ranbaxy é uma empresa farmacêutica indiana que iniciou suas operações em 1962 e, em 1980 era uma das 10 maiores empresas da Índia. Entre 1985 e 1995, alterou seus processos e obteve um aumento de vendas 10 vezes maior.
Em Fevereiro de 1993 Dr. Parvinder Singh assumiu o cargo de CEO da Ranbaxy que era do seu pai, ele chegou muito entusiasmado, com ideias inovadoras e com novas ambições e missões, sendo uma delas torna a Ranbaxy em uma Farmacêutica internacional voltada para pesquisa, essa missão exigia taxas de crescimento acima de 20%.
Essa missão exigia um reposicionamento da Rambaxy que seria além de um crescimento de 20% na vendas, uma mudança no escopo de atuação, mudando do “mercado em desenvolvimento” para o “mercado desenvolvido”, da produção de princípios ativos e produtos intermediários para a produção de produtos finalizados para o mercado internacional, e da engenharia reversa de produtos genéricos desenvolvidos por outros laboratórios para a descoberta de novos medicamentos.
Foi atraída aos mercados estrangeiros devido aos preços superiores aqueles que prevaleciam na Índia. O governo Indiano era extremamente lento com relação a atualização de preços de remédios, o que prejudicava demais a renda da empresa, que investia bastante em tecnologias para a produção dos seus remédios mas dependia do governo para a atualização dos seus preços. Além disso, enfrentavam problemas com as leis Indianas que não eram muitos justas com relação as empresas de grandes portes.
A meta da Ranbaxy era se tornar uma empresa internacional e que suas vendas internacionais fossem tão grandes quanto às do mercado Indiano, isto se aconteceria se eles continuassem a melhorar a qualidade de seus produtos, e com ajuda de algumas empresas que eles possuem aliança seria possível alcançar os mercados internacionais, principalmente dos países em desenvolvimento.
Sendo assim, a Ranbaxy fez um conjunto de investimentos na área de produção e marketing em mercados desenvolvidos, apesar dos princípios ativos importados por estes empreendimentos terem que ser aprovados pelas
...