MST - Movimento dos Sem Terras
Por: LOVESILVA • 18/9/2015 • Seminário • 3.492 Palavras (14 Páginas) • 400 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
Graduação em Administração de Empresas
TURMA: 017202A04
IRVYNA BESERRA - RA: 6311628
MARCELA ARAÚJO – RA: 4964685
MÁRCIO ELIAS – RA: 6859776
NÁDIA SILVA MENEZES - RA: 7294305
Movimento dos Sem-Terra
São Paulo
2015
FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
Graduação em Administração de Empresas
TURMA: 017202A04
IRVYNA BESERRA - RA: 6311628
MARCELA ARAÚJO – RA: 4964685
MÁRCIO ELIAS – RA: 6859776
NÁDIA SILVA MENEZES - RA: 7294305
Movimento dos Sem-Terras
Trabalho apresentado à Faculdade Metropolitanas Unidas - FMU, na Graduação em Administração de Empresas, na disciplina de Antropologia e Sociologia, sob a orientação do Profª Antônio Sérgio dos Anjos. |
São Paulo
2015
Sumário
- Introdução 01
- O que é o MST? 02
- Quem faz parte do movimento? 02
- Como/Quando surgiu? 02
- O começo 03
- Símbolos do MST 03
- A bandeira 04
- O hino 05
- Frutos 06
- Assentamento pelo Brasil 06
- Educação 06
- Escola Itinerárias 07
- Reforma agrária 07
- MST x violência 07
- Sem-Terra detidos em São Paulo 08
- Conclusão 10
- Referências bibliográficas 11
Introdução
Apresentaremos um trabalho referente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. O Brasil é um dos países com maior concentração de terras do mundo. Em nosso território, estão os maiores latifúndios. Concentração e improdutividade possuem raízes históricas, que remontam ao início da ocupação portuguesa neste território no século 16. Combinada com a monocultura para exportação e a escravidão, a forma de ocupação de nossas terras pelos portugueses estabeleceu as raízes da desigualdade social que atinge o Brasil até os dias de hoje.
O que é o MST?
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra, também conhecido como movimento dos sem terra ou MST surgiu num período marcado pelo processo de modernização da agricultura e pela transição política no Brasil. Desde sua formação, o Movimento busca viabilizar os assentamentos rurais através de estratégias produtivas que permitam a resistência dos trabalhadores na terra. No final da década de 80, o MST adotou o cooperativismo como principal forma de organização do trabalho e da produção. Para implementar esse projeto de desenvolvimento, constituiu uma estrutura organizacional – de abrangência local, estadual e nacional – baseada nos princípios de sua “teoria da organização no campo”. Nesse sentido, incentivou a criação de cooperativas de produção – consideradas forma superior de empreendimento agrícola – em várias regiões do país.
Quem faz parte do movimento?
São os trabalhadores rurais, pessoas das camadas menos favorecidas que tem maiores dificuldades à posse de terra que através do MST Busca condições de desenvolvimento agrário e produtividade gerando renda e melhores condições de vidas para as famílias assentadas.
Como/Quando surgiu?
Surgiu na década de 70 por vários fatores, sendo o principal deles o aspecto socioeconômico das transformações que a agricultura brasileira estava sofrendo. A mecanização e a introdução de uma agricultura com característica mais capitalista, e com a construção de hidrelétricas, fez com que houvesse uma expulsão de maneira mais rápida de grandes contingentes populacionais do campo. Desta forma, dada a concentração fundiária, as camadas menos favorecidas como escrevos, ex - escravos ou homens com pequenos e médios produtores que perderam suas terras teriam maiores dificuldades à posse da terra. As pessoas que migraram para a cidade, motivados pela aceleração do processo de industrialização ao passar de um década se viram desempregados isso no inicio dos ano0s 80, quando iniciou a crise da industria brasileira, com isso os camponeses tiveram fechadas as duas portas de saída, tanto o campo como a cidade que já não oferecia oportunidade de trabalho, ficaram frente a duas questões: tentar resistir no campo e buscar outras formas de luta pela terra nas próprias regiões onde viviam.
...