Matematica financeira
Por: Tha13 • 29/5/2015 • Tese • 810 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
Para a abertura de uma empresa o administrador precisa ter conhecimento não somente do produto que irá vender, o nível de qualidade e entre outros fatores, o principal é saber gerenciar o caixa da empresa. O objetivo da administração de caixa é determinar o controle de recursos e o planejamento para a tomada de decisões.
Administrar o caixa significa controlar as entradas e saídas de caixa, ou seja, gastos com compras, pagamentos de duplicatas, financiamentos e vendas. Para seu bom funcionamento cada departamento fica envolvido nessa tarefa de controle informando ao administrador: movimentação financeira, controle pessoal, controle de máquinas, veículos e equipamentos e controle de estoque.
Custo de capital são os custos dos recursos financeiras da empresa, ou seja, é o rendimento exigido sobre cada financiamento. A maioria das empresas para apurar o custo de capital utiliza o método VPL (Valor Presente Líquido) que apresenta o valor presente de um fluxo de caixa de determinado período de tempo, ou ainda utilizam a TIR (Taxa Interna de Retorno) que apura a taxa % que pagará sobre um investimento em determinado período de tempo.
Através da análise do custo médio ponderado de capital a empresa pode ver a viabilidade de se buscar recursos de curto, médio e longo prazo que é uma taxa que mede o valor de retorno sobre um capital investido.
Segundo Gitman, “O planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados.”
O Planejamento financeiro pode ser estratégico ou operacional, o estratégico são metas que devem ser atingidas na produção, já o planejamento operacional se refere ao financeiro, compras e vendas. O planejamento financeiro possibilita a empresa a tomar decisões seguras, analisar quando e quanto investir e ter conhecimento do seu capital de giro fazendo com que a empresa se torne eficaz e estável.
O Capital de Giro é a disponibilidade financeira que a empresa tem de imediato, como: caixa, banco, crédito. Fazem parte do capital de giro as contas do ativo circulante e passivo circulante: caixa (disponibilidades), duplicatas a receber, estoque e títulos negociáveis.
Portanto, a administração se faz presente em todos os itens mencionado, pois através dela o administrador tem o controle do seu fluxo de caixa, de suas entradas e saídas, gerencia corretamente seu estoque, seu disponível e suas contas a receber e tem conhecimento do que fazer para não deixar a empresa ir à falência.
Passo 3 :
i= 15% a.a =0,15 (1+i)= (1+R) x (1+J)
J= 5% a.a = 0,05 (1+0,15) = (1+R) x (1+0,05)
R= ? (1,15) = (1+R) x (1,05)
(1+R) = 1,15/1,05
(1+R) = 1,0952
R= 1,0952 -1 = 0,952
R=0,952 x 100 = 9,52%
PV=1.000 FV = PV x (1+R) n
n=5 anos FV=1.000 x (1+0,0952)5
R= 9,52% FV=1.000 x 1,5757
...