Melhoria de Relacionamento Entre Colaboradores
Por: Anacleto Kronbauer • 17/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.919 Palavras (16 Páginas) • 230 Visualizações
ANACLETO KRONBAUER JUNIOR
FABIO FELIPE BELLAN
MAICON CACEMIRO
Projeto de trabalho de conclusão de curso:
Melhoria de relacionamento entre colaboradores.
Projeto apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II como requisito final à conclusão do Curso de Administração – da Faculdade de Pato Branco – FADEP. Orientador: Prof. Guilherme Wittmann
PATO BRANCO-PR
NOVEMBRO/2016
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo foi elaborado com o intuito de conclusão do curso de administração da Faculdade de Pato Branco – FADEP. Qual neste foi abordado um levantamento de dados, da empresa Santa Rosa Agroindústria, que tem como foco a produção de óleo de soja degomado e farelo de soja.
Com o estudo foi elaborado um diagnóstico organizacional, que compete todas as áreas da empresa, tais como administrativo, produção, comercial, financeiro e recursos humanos.
Como problemática foi abordado o setor de recursos humanos, apontando problemáticas de relacionamento entre colaboradores. Que será analisado e apontado soluções, baseados em teorias que embasam esse projeto.
Para Gil (2010), quando se é abordado à problemática de uma pesquisa, esta deve ser bem clara e objetiva, fazendo com que o leitor entenda plenamente qual o problema que deverá ser analisado. Desta forma nos apontamos como a problemática do estudo, o relacionamento entre colaboradores.
Como objetivo geral é solucionar os problemas causados pelo relacionamento entre colaboradores, que possam ser causados por desacordo das tarefas executadas. E tendo como objetivos específicos apontaram: Diagnosticar os melhores métodos da execução das tarefas; Implantar padronização dos métodos que mais geram problemas de relacionamento; Realizar amostrar e treinamento dos processos e métodos padronizados. Sendo que os processos e métodos estejam padronizados, e devidamente apresentados para os colaboradores, os mesmos independente se a cultura adquirida for diferenciada, ou o modo que um novo colaborador execute uma tarefa, pela padronização será minimizado esse problema de relacionamento.
A empresa abordada para a realização do estudo é a empresa Santa Rosa Agroindústria LTDA, que se enquadra na forma jurídica de uma empresa Limitada e tem como seu ramo de atividade o setor agro industrial. A empresa é composta por 6 unidades, sendo a matriz industrial localizada na cidade de Clevelândia – PR, e com escritório administrativo na cidade de Pato Branco – PR, e as demais unidades, quais são considerados entrepostos de armazenamento dos cereais, nas cidades de Abelardo Luz – SC; Palotina – PR; Francisco Beltrão – PR; Campo Ere – SC; Palma Sola –SC. A empresa produzem e comercializa soja, milho, trigo, farelo de soja e óleo de soja degomado.
Hoje a empresa tem em seu quadro de colaboradores composto por 174 colaboradores, sendo que destes 85% trabalham na área produtiva. Tendo seu quadro societário composto por Edson Casagrande como acionista majoritário, Jáiro Maronezze, Elton Casagrande e Thalize Casagrande. Fundada em 2010 por um grupo de investidores, a Santa Rosa, vem trabalhando para o crescimento da empresa e de seus colaboradores. A Santa Rosa Agroindustrial tem por finalidade produzir farelo de soja e óleo de soja bruto degomado, para atender tanto o mercado interno quanto o mercado externo.
2. DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
A empresa toma hoje como um todo um número muito grande de funcionários duvido entre suas filiais, porém seu maior foco de colaboradores encontra-se na Indústria em Clevelândia – PR.
Um índice que mudou de alguns anos atrás até hoje, foi a queda brusca de rotatividade na indústria, isso aconteceu pela problemática governamental que induziu o aumento de desempregados no país e as dificuldades de se conseguir o seguro desemprego.
Os treinamentos aplicados na Indústria, que hoje é aonde se encontra o maior número de colaboradores da empresa, é ministrado de acordo com a visão do gerente de produção, ou seja, ele avalia quando, onde e que tipo de treinamento aplicar para que os colaboradores possam se desenvolver no seu dia a dia de trabalho.
3. REFERENCIAL TEÓRICO RECURSOS HUMANOS
3.1 Administração de Recursos Humanos
Segundo Dessler, (2005), a administração de recursos humanos são as práticas necessárias para conduzir as características das pessoas no ambiente de trabalho, especificamente a contratação, treinamento, avaliação, remuneração e um bom ambiente para o colaborador trabalhar.
3.2 Treinamento
Conforme Dessler (2005), o treinamento é o conjunto de métodos para transmitir aos colaboradores as antigas e as novas habilidades para o ambiente de trabalho.
Porém, Chiavenato relata que:
O conceito de treinamento pode apresentar diferentes significados. No passado, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir do preenchimento de cargos. Mais recentemente, o conceito foi ampliado, considerando o treinamento como um meio para alavancar o desempenho no cargo. (CHIAVENATO, 2010, p. 366).
3.3 Motivação
Segundo Robbins (1943) motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual.
3.4 Recrutamento
Sendo essa a parte inicial quando se é disposto a alocar colaboradores a uma vaga que tenha sido preenchida, ou por novos postos de trabalho, e que a empresa utiliza ferramntas de captação de colaboradores dentro da própria empresa ou no mercado externo.
Na opinião de Dessler (2005):
Uma vez que você tenha sido autorizado a preencher um cargo, o passo seguinte é formar um grupo de candidatos, provavelmente usando recrutamento interno (Discutido antes) e uma ou mais fontes externas de recrutamento. O recrutamento é importante, pois quanto mais candidatos você tiver, mais seletivo poderá ser na sua contratação. (DESSLER, 2005, p. 79).
Inclusive Chiavenato (2010) afirma que o recrutamento é uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de RH, aonde as organizações escolhem as pessoas que desejam trabalhar na empresa assim como crescer e se desenvolver na mesma, claro que essa escolha depende de inúmeros fatores e circunstâncias.
...