Migração no Brasil: Realidade e perspectivas.
Por: Valéria Barros • 25/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
JACAREÍ
2018
[pic 14]
Conteúdo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Planejamento de modelo de negócios 4
2.1.1 Modelo Canvas 4
2.2 Iniciativas 5
2.3 Funções do Planejamento e Controle de Produção (PCP) 6
2.3.1 Previsão da demanda ou previsão de vendas. 6
2.3.2 Planejamento de capacidade da produção. 6
2.3.3 Planejamento de Materiais 7
2.3.4 Planejamento e controle da capacidade 7
2.4 Estrutura analítica do projeto 7
2.4.1 Descrição do curso 7
2.4.2 EAP – Estrutura analítica do projeto 8
3 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇãO
A realidade da migração no Brasil impõe desafios no que se refere a elaboração de políticas estratégicas de imigração, em especial com relação à inserção laboral da mão de obra estrangeira. Nesse sentido há uma série de gargalos a serem resolvidos para facilitar não só essa integração, como também a atração de migrantes, dentre os quais vale mencionar a dificuldade de empregabilidade, regularização junto aos órgãos competentes, assim a revalidação e reconhecimento de diplomas obtidos no exterior.
A empresa Migra5 trata-se de uma organização não-governamental que sem fins lucrativos que visa integrar refugiados e imigrantes social e economicamente. Tendo em vista a diversidade cultural e seus benefícios, pode-se dizer que uma aposta valoroza deixa de ser feita quando não se tira proveito dessa interação de culturas. Logo, a ONG tem como objetivo possibilitar uma vida mais digna e humana para essas pessoas de forma que elas gerem renda para os mesmos e que tenham vidas mais autônomas no Brasil.
Para isso, são propostas atividades de empreendedorismo e cursos profissionalizantes em diversas áreas, como artesanato, culinária, dança, serviço social e palestras motivacionais. Além disso, são oferecidos cursos de capacitação empreendedora que visam alto retorno para grandes empresas parceiras.
O objetivo deste trabalho é gerar, a partir das bases de pesquisa, oportunidades de otimização do negócio, visando os conceitos abordados nas disciplinas do 8º semestre do curso de administração.
Serão realizados neste trabalho: um planejamento de modelo de negócio Canvas (empreendimento social), uma pesquisa comparando outros países com o Brasil e suas soluções para esta temática, analisar a Administração da Produção e Logística por meio das Funções do Planejamento e Controle de Produção (PCP) e a criação de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), referente ao projeto do curso de treinamento que será oferecido pela ONG, obtendo então as intervenções necessárias.
DESENVOLVIMENTO
Planejamento de modelo de negócios
O modelo de negócios é uma forma que uma organização pode criar, entregar e capturar valor, definindo com maior precisão os clientes, os produtos e o modelo de receita que o empreendimento terá.
Modelo Canvas
A metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem o examina.
No caso da Migra5, foi elaborado o seguinte Canvas:
[pic 15]
Como proposta de valor deseja-se promover oportunidades para migrantes para que adiquiram independência através de profissionalização e compartilhamento cultural quebrando barreiras na situação de refugiado, através da captação desses indivíduos, tratando-os de acordo com suas emoções e percepções da nova sociedade em que foram inseridos, a fim de reintegrá-los. Para isso, programas sociais, midias abertas e feiras profissionalizantes seriam os principais canais de divilgação da ONG, sendo que os maiores beneficiados seriam universidades, escolas, restaurantes e indústrias de diversos setores.
Para contribuir com o trabalho, parceiros-chave como Senac, Sesi, Sesc, Senai e Udemy podem contribuir imensamente com o desenvolvimento destes novos habitantes da sociedade brasileira através de cursos profissionalistes e palestras motivacionais para sua incerção no mercado de trabalho, visto que o conhecimento agregado torna-se imprescindível na hora da contratação.
O projeto tem como base de custos os professores, os materiais utilizados nas oficinas realizadas e os psicólogos que o programa oferece para que o desenvolvimento e reintegração sejam processos saudáveis e naturais. Além disso, como fonte de renda pode-se contar com os projetos empreendedores realizados com os parceiros-chave.
...