Motivação no Serviço Público
Por: pollykaddja1 • 25/4/2016 • Seminário • 874 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que a motivação nas pessoas provoca ações e reações diversificadas, o que tem sido alvo de variadas discussões e análises por estudiosos, porém, entender o comportamento humano não é simples, pois, cada homem é um ser único, que reage de maneira diferente aos estímulos externos, tendo necessidades e aspirações diferenciadas em cada momento de sua vida.
As organizações são formadas por pessoas e para pessoas, e essa visão, faz com que as empresas e os executivos busquem novas formas de entender os funcionários, a fim de que, eles se tornem mais produtivos e lucrativos para a empresa.
Dessa forma, a escolha desse tema se deu, pelo fato de que a motivação é um assunto essencial ao âmbito organizacional, em especial no âmbito público, simbolizando grande empecilho para o alcance dos objetivos empresariais e também para a harmonização dos relacionamentos interpessoais.
A problemática abordada, portanto, é a motivação nas organizações públicas, mensurando as contribuições que um ambiente motivador tem não apenas para a organização, mas, principalmente para a parte funcional desta, que pode ter retribuições através de incentivos, gratificações e do reconhecimento.
Espera-se que através dessa explanação se alcance a solução para as organizações quanto a questões essenciais como: qual a melhor maneira de motivar seus servidores e como fazê-los serem produtivos, satisfeitos e motivados ao mesmo tempo.
Isso porque, o maior problema aqui não é a motivação em si, mas, qual deve ser o modelo seguido dentro da organização para que a motivação realmente se consolide e atinja todos os seus servidores.
OBJETIVO:
Constitui o objetivo geral deste trabalho, o estudo da motivação nas organizações, auxiliando as pessoas a compreenderem qual a contribuição que esta tem para o aumento da produtividade.
Constituem os objetivos específicos:
a) Explanar sobre a motivação, a partir de teorias conhecidas;
b) Confrontar as teorias motivacionais existentes, ressaltando suas principais diferenças, vantagens e desvantagens;
c) Expor as principais vantagens que a motivação tem, tanto para organização pública, quanto para os servidores.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos, periódicos, entre outros.
Escolheu-se pela pesquisa bibliográfica porque esta permite elencar diversificados conceitos distintos, ampliando o conhecimento e a área de pesquisa do pesquisador.
Além disso, a pesquisa bibliográfica permite a confrontação de um determinado tema sob diversas vertentes, principalmente se for abordada sob aspecto qualitativo.
Dessa forma, teve-se como principais autores dessa ampla pesquisa: Peter Drucker, Abraham Maslow, Idalberto Chiavenato e Estephen Robbins.
Isso porque, esse autores trabalharam a motivação sobre diversas vertentes, colaborando para concretização de teorias princípios relevantes sobre o tema.
Ao final desse levantamento bibliográfico foi elencado as teorias que mais se encaixam ao âmbito da administração público e elencado os aspectos positivos e negativos de cada um desses programas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Programa de administração por objetivos:
Criado por Drucker é um sistema que utiliza como método avaliativo a participação funcional em progresso aos objetivos comuns da empresa (ROBBINS, 2004).
O principal aspecto negativo desse programa é que os servidores podem focar-se nos aspectos quantitativos de suas atividades, deixando a qualidade de lado.
Programa de modificação do comportamento:
Robbins (2004, p. 34) explica que o programa de modificação de comportamentos segue um modelo através de cinco etapas: “1 - Identificação dos comportamentos relacionados ao desempenho, 2 - Avaliação desses, 3 - Identificação das contingências dos comportamentos,
...