Mudanças na direção da Alpargatas
Por: Gustavo Machado • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 744 Visualizações
1) Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas? Quais foram os fatores que contribuíram para a desmotivação dos trabalhadores?
R: Fazer a empresa crescer e voltar a ter lucro, pois a mesma com estratégias ultrapassadas para condições ambientais estava perdendo. A empresa também sofria com a concorrência das empresas brasileiras e estrangeiras, principalmente das chinesas, após a abertura de mercado. Decisões estratégicas ultrapassadas, organização ineficiente, falta de comunicação entre as divisões e, excessiva centralização.
2) Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso? Distinga entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais.
R: Os funcionários que aderiram à mudança política da organização viam na empresa um futuro, e possibilidades de crescimento profissional promissor. Fatores higiênicos: divisão das operações, onde, cada unidade ficou responsável por todas as etapas, da produção à venda de seus produtos. Fatores motivacionais: cada diretor de unidade ganhou autonomia para, juntamente com a área de marketing, criar novos produtos diferenciados e personalizados para atender às demandas do mercado.
3) Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para pessoas?
R: Orientado para pessoas. Ele tomou medidas que contribuíram para melhorar o ambiente de trabalho na empresa. Quando ele chegou, em 1997, os funcionários andavam cabisbaixos, mas, com as mudanças, aumentaram as responsabilidades e a pressão. Tigre manteve aqueles que aceitaram os desafios e responderam com comprometimento e dedicação às exigências.Dessa forma foi possível incrementar a participação ativa de todos na organização.
...