TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações Entre um Empregador ou um Grupo de Empregadores

Por:   •  28/11/2018  •  Dissertação  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Consiste numa série de fatores que tem a finalidade de fortalecer as negociações entre empregados e empregadores.

São esses fatores:

  • Negociações coletivas

São as negociações entre um empregador ou um grupo de empregadores e uma ou várias organizações de trabalhadores que se propões a buscar melhores condições de trabalho e disciplinar a relação entre as partes.

  • Organização sindical

São organizações em formato de sindicato, tanto de trabalhadores quanto de empregadores, visando regulamentar as relações de trabalho.

  • Convenção Coletiva

É uma espécie de acordo firmado entre sindicatos de empregados e empregadores que define as condições de trabalho. Ele abrange a todas as categorias, independente de associação ao sindicato, e versa sobre direitos como participação nos lucros, horas extras, jornada de trabalho e outros.

  • Greve

É uma ação coletiva realizada de maneira voluntária pelos trabalhadores de interrupção total ou parcial de suas funções, visando melhorias salariais e melhores condições de trabalho.

Acordo Coletivo é uma forma pacifica de se resolver os conflitos entre os interesses dos colaboradores, representados pelo sindicato da categoria (Independente da categoria), e uma empresa, é uma negociação de direitos e deveres entre as partes.

As negociações em nível de categoria resultam em convenções coletivas de trabalho aplicáveis a todos os empregadores e a todos os empregados, sócios ou não dos sindicatos, do setor de atividade em que a negociação se desenvolver Trata-se de um acordo entre sindicato de empregados e sindicato de empregadores. Enquanto o Acordo Coletivo é celebrado entre um sindicato de uma categoria e uma empresa, a Convenção Coletiva tem uma amplitude maior e é celebrada entre o(s) sindicato(s) de empregados de uma categoria econômica e o sindicato Patronal — ou seja, que representa as empresas daquela categoria. Ou seja, a Convenção Coletiva é um acordo que atinge toda a categoria econômica e tem uma amplitude muito maior, valendo inclusive para empresas que não são filiadas àquele sindicato.

Convenção Coletiva é um acordo que atinge toda a categoria econômica e tem uma amplitude muito maior, negociações de níveis mais elevados de categoria resultam na pratica dessas convenções aplicáveis a todos os empregadores e a todos os colaboradores, independente se os mesmos são ou não sócios dos sindicatos

3 Conceito (o que é)

 

O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).

 

Objetivos 

 

Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados. 

 

Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.

É uma associação entre pessoas físicas ou jurídicas que fazem parte do mesmo segmento seja ele econômico ou trabalhista, com o intuito de dar maior voz aos envolvidos para que possam defender seus interesses em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com