Novos Modelos Organizacionais
Por: Áyla Ribeiro • 5/6/2016 • Resenha • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 730 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
ENGENHARIA CIVIL
AYLA MARIA ANDRADE RIBEIRO
EDELVITO ANTONIO CARNEIRO JUNIOR
LAISA BIANCA DE BRITO ADORNO
TAINA ARAUJO OLIVEIRA
NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS
Feira de Santana
2015
AYLA MARIA ANDRADE RIBEIRO
EDELVITO ANTONIO CARNEIRO JUNIOR
LAISA BIANCA DE BRITO ADORNO
TAINA ARAUJO OLIVEIRA
NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS
Seminário apresentado à disciplina Administração em Engenharia Civil da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para avaliação da disciplina.
Orientador(a): Arlindo Marques
Feira de Santana
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 O QUE É ORGANIZAÇÃO 04
3 MODELOS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS 06
3 NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS 08
3.1 A ESTRUTURA EM EQUIPE 09
3.2 A ORGANIZAÇÃO VIRTUAL 10
3.3 ORGANIZAÇÃO SEM FORNTEIRAS 11
4 CONCLUSÃO 12
5 REFERÊNCIAS 13
- INTRODUÇÃO
O modelo organizacional é associado a uma determinada estrutura organizacional consolidada. É estabelecido como as tarefas deveram ser coordenadas, agrupadas e divididas. De acordo com suas estratégias as empresas adotam o melhor modelo para sua organização. O modelo escolhido deve ser estabelecido para proporcionar melhor eficiência da empresa juntamente com a estrutura organizacional que interfere na gestão, resultados e desempenho de empresa.
Com as grandes mudanças decorrentes das rápidas transformações tecnológicas e abertura de novos mercados, as organizações tiveram a necessidade de reformular os seus modelos de trabalho através de novas opções organizacionais. Logo, originaram modificações e acarretaram impactos no trabalho das pessoas. Iniciou-se então uma busca constante por empresas que tenham seus sistemas organizacionais mais flexíveis, ativas e competitivas.
Essas mudanças promoveram aperfeiçoamento da gestão e melhora no desempenho da organização, gerando vários comportamentos gerenciais em uso nos dias atuais.
Os dirigentes de muitas organizações estão trabalhando há décadas para desenvolver os novos modelos para que suas empresas possam alcançar uma eficácia de competição.
A equipe optou por demonstrar como opções de Novos Modelos e aprofundar os conceitos dos modelos citados por Robbins, 2002: a estrutura de equipe, a organização virtual e a organização sem fronteira.
- O QUE É ORGANIZAÇÃO
Pode ser definida como conjunto de ações tanto de pessoas quanto de maquinas que visam alcançar o mesmo objetivo, sendo eles impossíveis ou difíceis de serem alcançados com apenas um profissional. A mesma definição pode ser encontrada no livro Introdução a administração, onde Antônio Cesar Maximiano diz: “organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”.
Um bom gestor entende que deve sempre manter a organização de seus funcionários que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho adequado, independente do seu segmento de atuação. De forma que, o efeito de uma organização bem estruturada seja o simples acesso ao que se procura e com qualidade desejada.
É importante notar que quanto maior for à empresa mais necessária se torna a organização. Já que ela é responsável por classificar e separar de forma ordenada os diferentes segmentos, recursos humanos e trabalhos de uma empresa.
Para se organizar uma empresa são necessárias algumas funções fundamentais, onde o administrador necessita saber planejar, acompanhar e controlar sua empresa. Além disso, é necessário ter pulso e coerência para dirigi-la. Assim deve ser estabelecida uma estrutura organizacional que proporciona alguns aspectos para a empresa, como: liderança, motivação, organização das funções, informações e recursos.
Quanto à estrutura de uma organização, pode ser dividida em dois tipos:
- Formal: onde é prevista e delimitada pelos gestores e líderes encarregados, faz parte do planejamento e é formalmente apresentada;
- Informal: Se dá por diversos fatores ligados ao relacionamento estabelecido entre os funcionários, ou seja, o relacionamento social espontâneo, como sentimentos e afetividade.
Os dois tipos de estrutura se ajudam e fazem com que o relacionamento social e os resultados de uma empresa sejam mais positivos. Já que elas são complementares e estão diretamente ligadas uma ao outro.
- MODELOS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS
Com objetivo de criar meios de comportamento voltados para o maior rendimento da empresa, os modelos organizacionais são estruturas de divisões, onde classifica e deferência às atividades de cada colaborador, funcionando como um quadro de hierarquia, separados por departamentos e por cargos.
O modelo organizacional deve ser escolhido de acordo com o perfil de cada empresa, visando atender a melhor eficiência possível. Pois, a estrutura da organização influencia diretamente o desempenho, a gestão e os resultados da empresa. Sendo assim, não existe um modelo perfeito de estrutura organizacional, na maioria dos casos, existem os modelos que podem se adaptar melhor a cada tipo de situação.
...