O Benefícios RH
Por: lucianabarreiro • 16/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.194 Palavras (9 Páginas) • 118 Visualizações
OS BENEFÍCIOS COMPÕEM O Q CHAMAMOS DE REMUNERAÇÃO INDIRETA.
CONSIDERADA PARTE INTEGRANTE DE 1 PACOTE DE REMUNERAÇÃO OFERECIDO PELA EMPRESA AOS SEUS COLABORADORES COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DE SUA CONDIÇÃO DE VIDA E DE SUA FAMÍLIA.
FERRAMENTA IMPORTANTE UTILIZADA COMO VANTAGEM COMPETITIVA NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE PROFISSIONAIS
A IMPLANTAÇÃO DE TODO BENEFÍCIO DEVE SER PRECEDIDA DE UMA ANÁLISE CUIDADOSA, PROCURANDO ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE COLABORADORES, EVITANDO DISCRIMINAÇÃO E, RECONHECER DEMANDAS DIFERENCIADAS DE CADA GRUPO DE PROFISSIONAIS. OS BENEFÍCIOS DEVEM PRIORIZAR ITENS VINCULADOS AS NECESSIDADES, PRINCIPALMENTE BÁSICAS (SAÚDE E SEGURIDADE SOCIAL), DESENVOLVENDO E APRIMORANDO A MEDIDA QUE NOVAS NECESSIDADES SEJAM IDENTIFICADAS.
UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE SUCESSO EM UM PLANO DE BENEFÍCIOS É A COMUNICAÇÃO DE FORMA CLARA. PARA ISSO, ALGUNS ASPECTOS DEVEM ESTAR CLARAMENTE DECLARADOS: QUAIS BENEFÍCIOS SÃO OFERECIDOS POR FORÇA DE LEI E/OU CONVENÇÃO/ACORDO COLETIVO DE TRABALHO? QUAIS OS BENEFÍCIOS SÃO OFERECIDOS POR LIBERALIDADE DA EMPRESA? QUAL O IMPACTO DESTES BENEFÍCIOS NA REMUNERAÇÃO MENSAL DOS COLABORADORES? QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE DOS BENEFICIADOS?
DOS INDICADORES - UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA QUALQUER PROFISSIONAL LIGADO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS É A FORMA MAIS ADEQUADA DE UTILIZAR OS INDICADORES DE DESEMPENHO E SUA APLICABILIDADE. É FUNDAMENTAL PARA QUE SEJAM DEMONSTRADOS E MEDIDOS TODOS OS RESULTADOS DO INVESTIMENTO DA EMPRESA EM PROGRAMAS E POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS, ATRAVÉS DE FONTES CONFIÁVEIS DE INFORMAÇÃO COM O OBJETIVO DE ALICERÇAR AS TOMADAS DE DECISÕES GERENCIAIS. APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE TRÊS OBJETIVOS PRINCIPAIS:
CONHECIMENTO DETALHADO DA SITUAÇÃO DA EMPRESA;
APOIO PARA DEFINIÇÃO DE NOVAS METAS, PARA O FUTURO;
ANÁLISE DE RESULTADOS PARA COMPARAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM A PROJEÇÃO DE METAS. OS INDICADORES, GERALMENTE, SÃO COMPOSTOS POR TAXAS OU RAZÕES QUE PODEM REPRESENTAR TANTO POR PERCENTAGEM OU POR FRAÇÕES.
PODEMOS ENUMERAR UMA SÉRIE DE INDICADORES QUE PODEM SERVIR COMO BASE PARA TOMADA DE DECISÕES QUANTO A PROJETOS DE BENEFÍCIOS, DENTRE ELES:
ABSENTEÍSMO (FALTAS/ATRASOS), INVESTIMENTO EM TREINAMENTO, ROTATIVIDADE DE PESSOAL, CLIMA ORGANIZACIONAL, FATURAMENTO, INVESTIMENTO EM ADMISSÃO, DESPESAS, LUCRO, FOLHA DE PAGAMENTO, AFASTAMENTO MÉDICO, ACIDENTE DE TRABALHO RESCISÃO DE CONTRATO.
Odonto - FINALIDADE -TEM POR OBJETIVO PROPORCIONAR COBERTURA QUANTO A CONSULTAS, RADIOLOGIA, PERIODONTIA, CIRURGIA, ENDODONTIA E PRÓTESE, PODENDO TER A OPÇÃO DE LIVRE ESCOLHA COM REEMBOLSO, OBEDECENDO LIMITES ESTABELECIDOS.
O programa - REALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS COM CLÍNICA ESPECIALIZADA QUE JÁ POSSUA ESTRUTURA MONTADA E QUE POSSA PRESTAR ATENDIMENTO À EMPRESA;
PODE HAVER A OPÇÃO DE SE CONTRATAR UMA OPERADORA, OU DEPENDENDO DO LOCAL ONDE A EMPRESA ESTÁ ESTABELECIDA, MONTAR UM GABINETE DENTÁRIO EM SUAS DEPENDÊNCIAS;
PLANO NÃO OBRIGATÓRIO A EMPRESA PODE OFERECER O BENEFÍCIO SEM ÔNUS PARA O EMPREGADO OU COLOCAR ALGUM TIPO DE PARTICIPAÇÃO FINANCEIRA
O EMPREGADO PAGA A METADE; OU GRATUITO PARA O EMPREGADO; OU EMPREGADO PAGA PELOS SEUS DEPENDENTES; OU GRATUITO PARA CARGOS CONSIDERADOS MAIS SIMPLES.
SE A TAXA DE UTILIZAÇÃO DO BENEFÍCIO FOR MUITO BAIXA, A EMPRESA DEVERÁ REAVALIAR TAL CONCESSÃO.
A IMPLANTAÇÃO - EM LINHAS GERAIS DEVEMOS CONSIDERAR: PREPARAR UM FOLHETO EXPLICATIVO; DEMONSTRAR COMO SERÁ O FUNCIONAMENTO DO CONVÊNIO; DESTACAR AS RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO; ORGANIZAR PALESTRAS PARA INFORMAÇÃO; ALINHAR AS INFORMAÇÕES COM EMPREGADOS DE OUTRAS UNIDADES; ACOMPANHAR OS SERVIÇOS PRESTADOS E ESTAR MONITORANDO PARA OCORRÊNCIAS QUE PODERÃO SURGIR DURANTE SUA EXECUÇÃO; ESCLARECER POSSÍVEIS DÚVIDAS JUNTO AOS EMPREGADOS; PREPARAR AS FORMALIDADES PARA A INCLUSÃO DE EMPREGADOS; POSSUIR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEVIDAMENTE APROVADO PELO SETOR JURÍDICO DA EMPRESA.
Conteúdo do contrato - IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES; OBJETO DO CONTRATO; IDENTIFICAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS; DATA DE INÍCIO DA COBERTURA; INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS; DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS; EXCLUSÕES, COM OS SERVIÇOS NÃO ABRANGIDOS; EXAMES ADMISSIONAIS; FORMAS DE ATENDIMENTO;
CASOS DE REEMBOLSO; PREÇOS E FORMA DE PAGAMENTO; DURAÇÃO DO CONTRATO E CRITÉRIOS PARA RESCISÃO; CIDADE ESCOLHIDA PARA FORO DO CONTRATO; ESPAÇO PARA LOCAL, DATA E ASSINATURAS DAS PARTES E DAS TESTEMUNHAS.
Detalhes do projeto - QUE UNIDADES SERÃO ATENDIDAS? QUANTO SERÁ O INVESTIMENTO ANUAL? DATA PREVISTA PARA IMPLANTAÇÃO?
BALANÇO SOCIAL - DOCUMENTO QUE A EMPRESA PODE PUBLICAR UMA VEZ POR ANO, LISTANDO TODAS AS SUAS AÇÕES INTERNAE E EXTERNAS, NO SENTIDO DE EVIDENCIAR
SUAS PREOCUPAÇÕES NÃO APENAS COM OS RESULTADOS FINANCEIROS, MAS
TAMBÉM, COM SEUS EMPREGADOS, PARCEIROS E COM A COMUNIDADE.
BALANÇO SOCIAL PODE ASSIM SER CONSIDERADO UM INSTRUMENTO DE GESTÃO QUE ESPELHA DE UMA MANEIRA CLARA E CONCISA TODAS AS ATITUDES DAS EMPRESAS E DE SEUS ADMINISTRADORES COMO FORMA DE ATENDER A UMA DEMANDA POR PARTE DA SOCIEDADE. É TAMBÉM UMA AGENTE SOCIAL (GERAÇAO DE BEM-ESTAR SOCIAL) E, POR CONTA DISSO, PRECISA PRESTAR CONTAS À SOCIEDADE, QUE ACOLHE E PERMITE QUE A EMPRESA FUNCIONE E REALIZE SUAS ATIVIDADES.
SEU FOCO, É DEMONSTRAR PUBLICAMENTE QUE A INTENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO NÃO É SOMENTE A GERAÇAO DE RESULTADOS FINANCEIROS COM UM FIM EM SI MESMO, MAS O DESEMPENHO SOCIAL. A PUBLICAÇÃO DE UM BALANÇO SOCIAL SE DIRIGE AOS DIFERENTES PÚBLICOS ENVOLVIDOS NO NEGÓCIO DA EMPRESA: PÚBLICO INTERNO, FORNECEDORES, CONSUMIDORES/CLIENTES, COMUNIDADE, GOVERNO E SOCIEDADE.
DEVE CONTER INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL DO EMPREENDIMENTO: HISTÓRICO DA EMPRESA SEUS PRINCÍPIOS E VALORES, GOVERNANÇA CORPORATIVA, INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL .
Governança Corporativa - sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle".
Proporciona condições para que líderes empreendedores exerçam a coordenação e a condução das organizações, possibilitando um aprimoramento dos negócios. De acordo com o IBGC, as boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
...