O Case Melissa - Branding
Por: JefersonRi91 • 11/4/2023 • Resenha • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 62 Visualizações
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
MBA em Gestão Estratégica de Vendas
Jefferson Ap da Costa Ribeiro - 563494
Case Melissa - Branding
São Caetano do Sul
2017
História
A Grendene
A Organização surgiu em 1971 pelos irmãos e sócios Pedro e Alexandre Grendene, no início a empresa tinha como atividade principal a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho. Em seguida a empresa passou a fabricar peças em plásticos para máquinas e implementos agrícolas. Com essa sequência de acontecimentos e crescimento a empresa tornou-se fornecedora de componentes para calçados, sendo pioneira na utilização de poliomida (Nylon)
No ano de 1978 surge a primeira sandália, com o nome de Nuar e em 1979 é lançado no mercado a coleção de sandálias com a marca Melissa feitas de plásticos, inspiradas nos pescadores franceses.
A Marca Melissa
A Melissa é uma marca de calçados que pertence à empresa brasileira Grendene onde sua principal matéria-prima para fabricação dos calçados é o plástico. A marca entrou no mercado no ano de 1979 pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene. O primeiro modelo lançado na época foi a sandália Aranha que teve como principal inspiração nas sandálias Fisherman. O sucesso foi rápido, e nos primeiros 60 dias a venda conseguiu atingir à 200 mil pares de sandálias. Os calçados se tornou ícone fashion entre as brasileiras e na última década superou a fabricação de mais 32 milhões de pares, com presença global em mais de 70 países.
FIGURA 01
[pic 1]
Modelos aranhas - responsáveis pelo grande sucesso da marca.
No ano de 1983 a marca faz sua primeira parceria com o estilista Jean-Paul Gaultier dono de um estilo único e excêntrico.
A Melissa foi a primeira marca brasileira a fazer campanhas em novelas (Dancing Days)
No ano de 2009 em comemoração a todo sucesso alcançado dentro de 30 anos, a marca lança a revista Plastic Dreams
FIGURA 2
[pic 2]
Capa de lançamento da revista em comemoração aos 30 anos da marca
Melissa: mais que uma marca, um conceito de moda.
Precisamos falar algo sobre marca x moda?
Marcas que compõem o portfólio
[pic 3]
Portfólio de marcas Grendene
Logo da Marca
[pic 4]
Análise da logomarca
Tipografia em caixa baixa arredondada, lapidárias. Grafia aprimorada funcional e simplificada dos sinais do alfabeto. Caracteres possuem poucas variações nas hastes, não possui serigrafia. A cor branca aplicada na logo significa simplicidade, inovação e elegância. Responsável por trazer um pensamento lógico e competição comunicativa.
Elementos na comunicação, personagens, formas, cores e brand equity
Todas as campanhas e produtos da marca são apresentados com muitas cores e opções. Está é a identidade da marca em seu posicionamento, trazendo diferenciação com um tom de estilo/moda. Em cada coleção a marca tenta trazer emoções aos seus consumidores, como a linha romântica, trazendo um novo nome ao lançamento, cores e produtos especiais. Outras linhas como verão também abusam de cores e usando modelos em especial para apresentação do produto em seus meios de comunicação.
Análise crítica sobre a marca
Para falar da marca Melissa é necessário entender todos os elementos que cercam o universo dessa marca.
Considerando que ela foi criada em 1979, e totalmente fabricada em plastico, elemento inusitado para a época, e que fez uma divulgação também inusitada através da novela Dancing Days, conseguiu dar visibilidade ao produto obtendo sucesso instantâneo.
Já nos anos 80, quando o primeiro modelo estourou no mercado, a empresa Grendene decidiu investir em um publico alvo especifico, que girava em torno de mulheres de 15 a 25 anos, antenadas na moda e fashionista, e principalmente cultuando a amizade, para que a marca se posicione de forma efetiva nesse mercado, foi utilizado em demasia, modelos brasileiras mundialmente conhecidas, e a publicidade ganhou força determinando a público alvo, que assumiu esse produto, e deu a ele importância nos componentes de moda.
...