O DESAFIO PROFISSIONAL
Por: EUDESSOUZA • 5/10/2018 • Seminário • 10.110 Palavras (41 Páginas) • 162 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1][pic 2]
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
POLO GUAICURU
JUSCILENE LUDOVICO CAMPOS RA: 8380838018
DESAFIO PROFISSIONAL
MELHORIA NA QUALIDADADE DOS SERVIÇOS HOSPITALARES
Trabalho como requisito de avaliação das disciplinas: Biossegurança, Planejamento e Desenvolvimento organizacional Hospitalar, Empreendedorismo e técnica de Negociação, Acreditação Hospitalar, Direito Hospitalar., do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Educacional.
Tutora: Cintia Juliana Matias
Campo Grande, MS
17 de Novembro de 2016
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 3][pic 4]
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
POLO GUAICURU
JUSCILENE LUDOVICO CAMPOS RA: 8380838018
DESAFIO PROFISSIONAL
MELHORIA NA QUALIDADADE DOS SERVIÇOS HOSPITALARES
Campo Grande, MS
17 de Novembro de 2016
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................04 2 BIOSSEGURANÇA................................................................................................05 2.1. Infecção Hospitalar.............................................................................................06 2.1.1 Infecção na Unidade de Terapia Intensiva.........................................................08 2.1.2 Fatores e prevenção das infecções hospitalares...................................................11 2.2 CONTROLE DE MATERIAL PÉRFURO-CORTANTE NO CENTRO CIRÚRGICO..12 2.2.1 Medidas de Biossegurança...................................................................................13 2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO ESTRATÉGIAS NAS ORGANIZAÇÕES...........................................................................................................15 2.3.1 Motivação...........................................................................................................15 2.3.2 Desmotivação no ambiente de trabalho equipe de enfermagem..................................16 3 ROTATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.....................................................................17 3.1 Propostas de motivação para melhoria na qualidade da equipe de enfermagem............18 3.2 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM ............................................................................20 3.2.1 Tipos de anotações de enfermagem...............................................................................21 3.2.2 Propostas de Orientações e sugestões anotação de enfermagem.......................21 3.3 SERVIÇOS DE AUDITORIA........................................................................................23 3.3.1 Implementação de um Chedklist..................................................................................24 3.3.2 Administração de Medicamento.......................................................................26 3.3.3 Erros na administração de medicamentos.........................................................27 3.3.4 Classificação de erros de medicamentos...........................................................27 3.3.5 Plano de segurança do paciente........................................................................29 4 CONCLUSÃO.........................................................................................................32 5 REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................33 |
1 INTRODUÇÃO
O ambiente hospitalar envolve a exposição dos profissionais da saúde aos riscos. O enfrentamento destes riscos envolve numa série de providências que englobam desde a adequação de instalações físicas e utilização de equipamentos de proteção.
A biossegurança corresponde à adoção de normas e procedimentos seguros e adequados à manutenção da saúde dos pacientes, profissionais e dos visitantes. A biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que comprometem a saúde dos profissionais, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
A gestão de qualidade está em constante transformação no intuito de modificar esse cenário. Algumas instituições hospitalares resolveram investir na implementação de programas e de sistema na melhoria da qualidade.
A preocupação com a qualidade na prestação de serviços na saúde é de grande importância. O hospital como um sistema prestador de serviços em todas as atividades comprometidas diretamente com a qualidade de resultados e com a satisfação do paciente, devendo maximizar medidas abrangentes para o bem estar do paciente, em todas as suas partes, tomando em consideração o equilíbrio entre ganhos e perdas, inerentes ao processo de atenção médico-hospitalar.
A motivação é algo imprescindível na vida de uma organização. Um colaborador motivado efetua suas tarefas com prazer e eficácia, dando a existência de uma satisfação pessoal.
O presente estudo tem por objetivo analisar as praticas e os problemas, devido a erros cometidos pelos profissionais, apontando falhas e apresentando possíveis estratégias a serem implementadas com finalidade de melhoria continua e geração de bons resultados para os pacientes e profissionais.
2 BIOSSEGURANÇA
A Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou miniminar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que pode comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
...