O DIREITO ADMINISTRATIVO
Por: Josimarnicolau • 1/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.460 Palavras (10 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE DIREITO
DIREITO ADMINISTRATIVO II – Profª Dinair Flor de Miranda
QUESTÕES OBJETIVAS
1. Quando contratadas com terceiros, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei n. 8.866 de 1993:
a) as obras, serviços, inclusive de publicidade e locações da Administração Pública;
b) as obras, serviços, salvo as de publicidade, compras, alienações e locações da Administração Pública;
c) as obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública;
d) somente as obras e serviços, inclusive de publicidade, da Administração Pública.
e) n.d.a.
2. Para os fins desta Lei n. 8.866 de 1993, considera-se contrato:
a) todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública direta e órgãos ou entidades da Administração Pública indireta, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
b) todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública direta e particulares, seja qual for o objeto vinculante.
c) somente o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública direta e órgãos ou entidades da Administração Pública, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, com denominação típica.
d) todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
e) n.d.a.
3. Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º da Lei n. 8.666 de 1993 têm direito público subjetivo:
a) à, não necessariamente, fiel observância do pertinente procedimento estabelecido na Lei n. 8.666 de 1993, podendo o terceiro interessadeo acompanhar o seu desenvolvimento.
b) à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.
c) à fiel observância das normas de licitações e contratos que devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.
d) ao procedimento estabelecido na Lei n. 8.666 de 1993, podendo nele interfir, desde que não perturbe ou impeça a realização dos trabalhos.
e) n.d.a.
4. Para os fins da Lei n. 8.666 de 1993, são definições corretasw, exceto:
a) Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.
b) Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.
c) Compra - toda aquisição gratuita de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.
d) Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros.
e) Obras, serviços e compras de grande vulto - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 desta Lei.
5. Sobre a “Execução indireta”, prevista na Lei n. 8.666 de 1993, marque V para o regime verdadeiro e F para o regime falso:
a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total. ( )
b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas. ( )
c) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para grandes trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais. ( )
d) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada. ( )
e) a excução indireta é vedada por lei, portanto a Administração Pública deve, ela mesma, executar as obras e os serviços, por meio dos seus órgãos e entidades, com seus próprios meios. ( )
6. Avalie se verdadeira ou falsa a seguinte assertiva e, em seguida, fundamente sua escolha:
“As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto na Lei n. 8.666/93 e, em particular, à seguinte seqüência:
I - projeto básico;
II - projeto executivo;
II - execução das obras e serviços”.
( ) Verdadeira ( ) Falsa
Fundamento:
7. Para os fins da Lei n. 8.666/93, assinale a única alternativa cujo trabalho não é considerado “serviço técnico profissional especializado”:
a) estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;
b) pareceres, perícias e avaliações em geral;
c) assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias, bem como fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;
...