O Desafio Profissional
Por: Tauany Araujo • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.114 Palavras (9 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ribeirão Preto – SP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
POLO: RIBEIRÃO PRETO -SP
Andréa Cristina de Souza – RA: 2589684418
Priscila Danielle Miranda Canil – RA: 5969905821
Tauany de Oliveira Araujo – RA: 2593865431
Viviane Regina Zamperlini Matos – RA: 1903578940
Tutor à distância: Nayara Kutlak de Pádua
Tutor Presencial: Wander Corrêa Junior
Desafio Profissional
RIBEIRÃO PRETO
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A influência da “visão de mundo” nas negociações 4
2.2 Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional 6
2.3 Empreendedorismo 7
2.4 Ética e relações humanas no trabalho 10
2.5 Desenvolvimento pessoal e profissional 12
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho apresentaremos as características da empresa mundialmente conhecida Nike.
Na primeira parte veremos sobre como a “visão de mundo” pode afetar as negociações tanto com funcionários quanto com negociadores. Como a empresa se sobressai diante das dificuldades das visões de mundo, que no caso por ser mundialmente conhecida, são muitas.
Na segunda parte, entramos na parte de cultura organizacional, que é como a empresa deve cativar seus funcionários e clientes.
A terceira parte é sobre o empreendedorismo da empresa, que no caso como o Philip Knight se empenhou para construir a maior empresa de footwear do mundo, e como se manteve à frente da empresa por tantos anos.
Na quarta parte é sobre relações humanas da empresa, mostrando que a empresa já se envolveu em escândalos relacionados a trabalho escravo.
A quinta parte nos mostra como é o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários diretos, que no caso possuem várias quadras de esportes e academias disponíveis para serem utilizados no horário do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A influência da “visão de mundo” nas negociações
A “visão de mundo” serve para que possam discutir seus pontos de vista, chegando a informações que tragam idéias, propostas concretas, objetividade e no resultado que seja bom para ambos: ganha – ganha.
Para que isso aconteça numa negociação é muito importante colocar-se no lugar do outro e saber interpretar o comportamento das pessoas e é isso que a empresa faz muito bem.
A empresa para propagar os conceitos estabelecidos pela estratégia global agrupa países em função de sua similaridade e tenta criar produtos com demanda universal dentro de nichos específicos e segmentados de mercado. Isto lhe permite que se identifique e defina os consumidores, assim sua abordagem junto ao público alvo fica mais efetiva, utilizando-se de elementos que combinam informações demográficas, de atitudes e de estilo de vida.
Para uma empresa, é fundamental se valer de marcas registradas e patentes, o que acontece em mais de cem países. O intuito da empresa é se diferenciar da concorrência e agregar valor aos produtos desenvolvidos e comercializados por ela.
Depois de uma queda em suas vendas devido a acusações sobre exploração de mão de obra nos países subdesenvolvidos e à divergência entre o custo de produção e o valor de revenda, a empresa melhorou a remuneração e as condições de trabalho de seus colaboradores terceirizados e assim estabeleceu uma política de aproximação com as comunidades norte americanas.
A Nike conta com o apoio de ONGs e investe na sustentabilidade como estratégia para fortalecer seu reconhecimento e credibilidade no mundo todo.
A empresa criou na copa de 2006 o site de rede social Joga.Com no qual as pessoas podiam mostrar suas habilidades no futebol, por meio de vídeos a avaliação das pessoas que mensalmente escolhia o melhor.
Mais de um milhão de pessoas participaram e a empresa começou, assim, a aprender com seus consumidores.
Criou também outras iniciativas, como a plataforma Nike Plus, em colaboração com a Apple, reunia um Ipod que se acopla ao tênis e a participação nas comunidades Itunes e Nike, capitalizando em cima da ligação corrida e música.
2.2 Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional
STORYTELLING é método que utiliza palavras ou recursos de áudios ou visuais para de forma narrativa uma história.
É usada como estratégicas de marketing de empresas e grandes companhias de publicidades em colaborar com lançamento de novos produtos em diferentes tipos de mídias. A história tem que se adequar a cada tipo de mídia em que permite descodificar marcas e produtos que falem e cativam o público, levando em conta o desenvolvimento da história, as imagens, atuação e os personagens através do diálogo a narrativa de e encher de emoções e a fidelidade a marca. A empresa construiu sua comunicação e postagens motivacionais.
O que se desenvolve durante um comercial, a imagem tem que acrescente valores na vida das pessoas mesmo com tantas adversidades e culturas, a busca é que vale a pena a fidelidade a marca.
Hoje grandes marcas usam Storytenlling nas redes sociais, tais com Oreo, Mcdonalds, RedBul, Coca-Cola e a Nike.
Os grandes homens líderes de negócios ganham confiança e preferência de suas marcas e produtos sendo reconhecidos pelas pessoas, são os que souberam fazer o melhor Storytelling de suas vidas.
2.3 Empreendedorismo
A Nike é uma empresa que vem se inovando a cada ano.
...