O Desafio Profissional
Por: angel.rodriguess • 4/4/2019 • Trabalho acadêmico • 4.224 Palavras (17 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Polo – Santo André_FSA UNIA
Campus II
Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar III
Ângela Rodrigues da Silva – RA3455184608
Eliezer Ricardo Marcolino – RA1200909123
Karen da Silva Shiguihara – RA3464214059
Karina Mioto dos Santos – RA6063292487
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Economia e Política de Saúde no Brasil,Administração de Serviços de Terceiros, Contabilidade Geral e Custos, Comunicação e Atendimento ao Cliente e Epidemiologia.
Santo André
2018
Ângela Rodrigues da Silva – RA3455184608
Eliezer Ricardo Marcolino – RA1200909123
Karen da Silva Shiguihara – RA3464214059
Karina Mioto dos Santos – RA6063292487
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: : Economia e Política de Saúde no Brasil,Administração de Serviços de Terceiros, Contabilidade Geral e Custos, Comunicação e Atendimento ao Cliente e Epidemiologia.
Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de : Economia e Política de Saúde no Brasil,Administração de Serviços de Terceiros, Contabilidade Geral e Custos, Comunicação e Atendimento ao Cliente e Epidemiologia aplicado aos cursos de Tecnologia Gestão Hospitalar
Tutor Eletrônico: Antônio João Ferreira Jr.
Tutor de Sala: Fernanda Stabellini
Santo André
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Passo 1 – Pec 241/2016 6
2.2 Passo 2 – Implantação de Parcerias 7
2.3 Passo 3 – Estimativa de Lucro Pronto 9
2.4 Passo 4 – Comunicação e Atendimento ao Cliente 9
2.5 Passo 5 – Impacto da aprovação da Pec 241/2016 13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1 INTRODUÇÃO
No trabalho apresentado a seguir, mostraremos a inauguração de um Hospital público, sabemos que todo começo é difícil para qualquer empresa não seria diferente para um hospital.
Portanto vamos abordar temas polêmicos como o PEC/2016 e também possíveis parcerias, para que assim seja uma administração séria e comprometida com o bem estar de seus pacientes.
Falaremos sobre a PEC e assim poderemos entender a proposta para a distribuição dos valores, como poderão ser utilizados ou até mesmo remanejados para outras aéreas.
Veremos também sobre a evolução no atendimento ao cliente que visa não somente a questão custo/benefício, mas também um atendimento humanizado onde há uma preocupação com pacientes e familiares que enfrentam momentos difíceis.
2 DESENVOLVIMENTO
A proposta apresentada neste trabalho aborda um Hospital Público ao qual se aproxima a inauguração.
Foram propostos temas atuais tais como a polêmica envolvendo a Pec 241\55 que limita gastos na Saúde, a medida tem divido opiniões de Especialistas, alguns defendem a nova medida como solução para gastos excessivos segundo o Governo a medida beneficiará o crescimento do setor, por outro lado associações médicas e estudiosos da área temem o crescimento da população que utiliza o SUS além disso todo investimento que é feito hoje em vacinas, controles de epidemias, estudo de novas drogas preocupam o setor.
Abordamos também a possibilidade jurídica de parcerias com OS e OSCIP e cooperativas que podem ser adotados na administração pública em diferentes níveis. São considerados como alternativas para flexibilizar as regulamentações impostas pela administração pública, principalmente no que se refere à contratação e demissão de pessoal, a lei de responsabilidade Fiscal a a facilidade no que diz respeito as modalidades de licitação para a aquisição de insumos, materiais e serviços.
A melhoria da qualidade dos serviços foi outro aspecto importante citado no estudo entendemos ser um dos maiores desafios das entidades e dos profissionais de saúde, infelizmente, em muitas instituições, centros, hospitais e postos de saúde, o aspecto humano ainda é desprezado deixando as questões emocionais do paciente em segundo plano.
Contudo, a humanização do atendimento vem crescendo no atual contexto e promovendo uma assistência equilibrada em um ambiente colaborativo, em que o paciente é tratado com igualdade.
Citamos o exemplo do Hospital AC Camargo que vem implantando com sucesso a qualidade em seus serviços evidenciando a humanização em seus setores principalmente na UTI.
E por fim citamos os impactos que podem ocorrer na Saúde após a implantação da PEC 241 que limita os gastos na área de Saúde com exposição de riscos a pessoas e ambientes inseguros, como poderemos assegurar controle de epidemias como Zika, Dengue e Chikungunya, incluindo pesquisas, assistência, controle de vetores, medicamentos e vacinas necessárias, com congelamento de recursos.
Em especial, o impacto sobre as pesquisas, fundamentais para novos medicamentos e soluções de dimensão incalculável, comprometendo à longo prazo a capacidade de resposta e autonomia nacional.
2.1 Passo 1 – Pec 241/2016
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um limite para os gastos públicos por 20 anos, a PEC 241/55, uma das prioridades da proposta da gestão atual é reorganizar as contas públicas e recuperar a economia.
Instituições de Saúde, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Federal de Medicina (CFM ) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, por exemplo, se mostraram contrárias a nova emenda por considerarem que a proposta vai reduzir o já enxuto orçamento da saúde pública e resultar na redução de salários e da qualidade da assistência. “O impacto da PEC na saúde pública tende a ser ‘dramático’” ao ponto de reduzir os serviços e o acesso a produtos e medicamentos, já que os preços do setor que precisam de muito recursos são, geralmente, muito superiores à inflação.
...