O Desafio Profissional
Por: viflima • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.140 Palavras (13 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE RECURSOS HUMANOS
TUTOR PRESENCIAL: CARLOS ALVES FRAZÃO
PLANEJAMENTO PARA NEGOCIAÇÃO SISTÊMICA:
GRAVADORA DE MÚSICAS X ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Déborah Medeiros de Abreu– RA 2866909899
Denise Roberta Souza – RA 2861456779
Leonardo Alves Muniz – RA 2889765766
Marco Antonio Junqueira – RA 1929093243
Patrícia Magalhães Vieira – RA 28332345489
Viviane Martins Braga – RA 28509878886
BRASILIA, 15 DE ABRIL DE 2015, DF.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO ...................................................................................................3
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – GRAVADORA X ASSOCIAÇÃO DE MORADORES .......................4
2.2 – Perfil dos Oponentes ..................................................................................4
2.3 – Mapeamento das Habilidades dos Negociadores ....................................5
- – Análise da Situação e Planejamento da Gravadora
- – Análise da Situação ..........................................................................6
- – Planejamento ....................................................................................7
2.5 – Cultura e Clima organizacional da Gravadora .......................................8
2.6 – Prévia das Negociações (Feedback da 1ª reunião) ...................................9
2.7 – Proposta Final de Negociação ....................................................................9
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 12
4 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................
- Introdução
Para uma negociação com excelência, se faz necessário ter uma noção do que é o Comportamento Organizacional e as Técnicas usadas no negócio. Baseado nisso, nosso trabalho tem como objetivo, mostrar os dois lados de uma negociação; onde há uma Gravadora e uma Associação de moradores.
A Gravadora de música bem conceituada no mercado pretende obter o consentimento da Associação de moradores do bairro escolhido para a instalação de sua nova sede. O que não será tão fácil, pois os moradores com a ideia fixa de que não necessitam das melhorias advindas do empreendimento e de que esse trará mais perturbações do que melhorias criaram uma Associação justamente para poder de todas as formas impedirem tal obra.
Para a resolução do conflito será abordado o perfil dos negociadores, suas habilidades, as estratégias, argumentos utilizados e todas as informações necessárias para se alcançar um acordo onde se apresente vantagens para todas as partes envolvidas.
“A ideia básica é ser firme e amistoso. É preciso ser franco e persuasivo sem usar coerção. As pessoas não devem querer falar o tempo todo e precisam ouvir interessadamente. Em outras palavras, devem saber apresentar seus pontos de vista e também compreender as preocupações dos outros. Isso é incrivelmente importante. Acredito também em ser criativo, produzir idéias nunca antes ventiladas.” Roger Fisher
- Desenvolvimento
- Gravadora X Associação de moradores
Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.
Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de 4 artistas a frequentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Carlos Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta.
O bairro é de classe média, tem apenas cinco anos de formação na cidade e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.
- – Perfil dos oponentes
- Perfil da Gravadora:
Bem conceituada no mercado, visa à construção de sua nova sede em um bairro no interior de São Paulo. Mesmo com o projeto da construção já aprovado pela secretaria local, está havendo certa resistência por parte dos moradores. Devido este conflito, foi nomeado senhor Jorge como representante. Gerente de negociações da gravadora, com grande experiência em negociação em meio a conflitos, acredita que o progresso é inevitável e que a instalação da gravadora, pode contribuir para melhorias no bairro.
...