O Desafio Profissional
Por: clark.sanca • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.599 Palavras (11 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
PASSO 1
Diversos fatores são considerados relevantes para pequenas e médias empresas fecharem suas portas, dentre os principais encontramos: concorrência, falta de clientes, falta de capital de giro, altos tributos, falta de habilidade na gestão do negócio.
Segundo o estudo mais recente sobre a mortalidade de empresas do SEBRAE-SP, divulgado em 2010, 23% dos empresários que iniciam um negócio afirmam que viraram empresários por necessidade, o que aumenta o risco de fracasso de um empreendedor, pois entra no mercado às pressas e sem planejamento adequado. O mesmo estudo mostra que 29% dos empresários entrevistados alegam que a principal dificuldade encontrada no primeiro ano de atividade é a falta de clientes, porém, a baixa nas vendas é motivada também por erros de gestão e de planejamento.
Degen (2005) observou que a falta de conhecimento e habilidades administrativas, mercadológicas, financeiras e tecnológicas são principais razões para o insucesso empresarial. Sendo razões mais importantes: Falta de experiência empresarial; Conhecimento inadequado do mercado; Insuficiência de disponibilidade de capital para iniciar o negócio; Problemas de qualidade de produto; Localização errada; Erros gerenciais no desenvolvimento do negócio; Capitalização excessiva em ativos fixos; Inadimplência de credores; Ineficiência de marketing e vendas; Excessiva centralização gerencial do empreendedor; Crescimento mal planejado; Atitude errada do empreendedor para com o negócio; Erro na avaliação da reação do concorrente; Rápida obsolescência do produto; Abordagem incorreta de vendas; Problemas de produção do produto; Escolha do momento errado para iniciar o empreendimento; Falta ou erros de planejamento do empreendimento, como na projeção de vendas, de custos e do fluxo de caixa.
Outro fator muito importante que deve ser levado em consideração é a falta de qualidade no atendimento a um cliente. Um bom conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que está sendo disponibilizado, boa apresentação pessoal, vocabulário adequado é indispensável, pois dessa maneira o cliente tem uma visão positiva sobre o negócio.
Pesquisas realizadas pelo SEBRAE (2012) e Editora Abril (2012), mostram algum dos causadores da falência das pequenas empresas:
1º- Falta de Planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócios. Antes de abrir uma empresa é preciso estudar todos os aspectos que envolvam o negócio. Deve-se estudar o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações, maiores são as chances de sucesso.
2º- Copiar modelos existentes: É um equívoco reproduzir um modelo de negócio já existente no mercado de trabalho sem fazer inovações. No curto prazo pode até trazer lucro, mas no médio prazo, tende a não funcionar. Para ter sucesso é necessário haver alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência.
3º- Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só na mão de terceiros é arriscado. A dedicação é umas das principais qualidades de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período de seu dia para verificar de perto a rotina de cada área da empresa. Se ele não tiver condições de fazê-lo, uma alternativa é trazer pessoas qualificadas para supervisionar cada setor. Porém o empresário deve estar presente na empresa para fiscalizar o trabalho e resolver problemas.
4º- Descontrole do fluxo de caixa: Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de controle de entrada e saída de dinheiro. Empresas menores uma simples planilha consegue resolver o problema. Já empresas maiores podem optar por aplicativos mais elaborados para fazer este controle. Além disso, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.
5º- Falta de divulgação da marca: Não se pode esperar que o boca-a-boca garanta o sucesso da empresa. Para um marketing mais eficiente, o empresário tem que entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.
6º- Não se adaptar às necessidades do mercado: Aquele empresário resistente às mudanças e fechado às novidades tende a ficar para trás. É importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. Ler matérias em jornais, sites e revistas ou conversar com clientes ou fornecedores é de grande ajuda para conseguir mais informações sobre o mercado. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço.
7º- Não enxergar o longo prazo: Os empreendedores costumam ter problemas para lidar com projetos de curto e longo prazo, não sabendo conciliar a visão de longo prazo, impondo metas concretas de curtíssimo prazo.
8º- Confundir CPF e CNPJ: Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. Nas pequenas e médias empresas as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa. Se a empresa for optante do regime tributário lucro real, isso muitas vezes gera um gasto maior com impostos. A orientação é ter um pró-labore estabelecido, e usar retiradas para pagar as contas pessoais.
Com base nos dados citados dá-se a entender que não há como direcionar a mortalidade das empresas para uma causa única, mas sim para um conjunto de fatores que agem em conjunto gerando a descontinuidade das atividades.
PASSO 2
O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negocio que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
Em primeiro lugar, uma empresa deverá lucrar mais, na média, se dispuser de um planejamento adequado. De acordo com uma pesquisa realizada com ex-alunos de administração da Harvard Business School, nos Estados Unidos, concluiu que o plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade no sucesso dos negócios.
...