O Direito Administrativo
Por: julliajoaopedro • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
ATIVIDADE 03 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente nas aulas 05 e 06
Em um memorável texto Karl Marx mostrou que a propalada idéia de autonomia, vontade e liberdade humana não passa de um véu ideológico para encobrir exatamente o contrário, ou seja, a situação de miséria e de estropiação do proletariado até os dias atuais. Para Marx a realidade não é o que se pensa no senso comum sobre a realidade sócio-econômica em que estamos inseridos. É o que depreendemos desse texto de 1846:
Que é a sociedade, qualquer que seja a sua forma? O produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens eleger livremente esta ou aquela forma social? Nada disso. A um determinado nível do desenvolvimento das forças produtivas dos homens corresponde uma determinada forma de comércio e de consumo. A determinadas fases de desenvolvimento da produção, do comércio, do consumo correspondem determinadas formas de organização social, uma determinada organização da família, das camadas sociais ou das classes. (Marx, in: Ianni 1982, p. 85)
R:O materialismo histórico é um fio condutor de todos os estudos subseqüentes.Os conceitos básicos do materialismo histórico constituem uma teoria cientifica da historia,vista ate então como uma simples narração de fatos históricos.Isso ele revolucionou a maneira de interpretar a ação do homens na historia,adquirindo uma nova ciência e aos homens uma visão filosófica do mundo.o materialismo Dialético.A evolução de um modo de produção para o outro ocorreu a partir do desenvolvimento das forças produtivas e da luta entre as classes sociais predominantes em cada período.Contudo,o movimento da historia possui uma base material,econômica e obedece a um movimento dialético.A transição do modo de produção feudal,para o modo de produção capitalista burguês.
- Do texto de Marx é possível estabelecer a Compreensão que toda força produtiva é uma força adquirida, o produto de uma atividade anterior?
R:Sim,pois toda e qualquer força de produção é advinha de alguma atividade anterior,sendo as terras,maquinas,mão-de-obra,força de produção,o homem é a principal força produtiva,que usa força para controlar ou transformar a natureza.Em seu sentido amplo,o materialismo afirma que tudo o que existe é apenas matéria,ou pelos menos,depende da matéria.Afirma que a realidade humana é essencialmente material.Então o processo de produção bem como reprodução através do trabalho gerindo todas as áreas de nossas vidas,constituindo assim nova vida social,cultural e intelectual.
- Analisar como as questões relativas à cultura podem desencadear mudanças culturais nas organizações de trabalho devido ao impacto que geram nos resultados, principalmente em fase de mudanças como o momento em que vivemos atualmente.
R:A cultura organizacional pode ser um poderoso mecanismo controlador,visa conformar condutas,visa homogeneizar o ambiente organizacional,de maneira que seja internalizada uma imagem positiva da organização,acabando com as diferenças e anulando a reflexão.Não obstante,a manipulação dos elementos que constituem a cultura organizacional pode ser considerada um importante meio de adequação das pessoas a um sistema cultural já consolidado e difundido por meio da homogeneização de idéias,crenças e atitudes.Tanto a adesão como a reprodução não demonstram a liberdade dos indivíduos em aceitar ou não determinado conteúdo,demonstram a eficiência e rigoroso controle cultural,em uma perspectiva ideológica de dominação.Em varias organizações analisou a percepção de empregados acerca da cultura organizacional vigente,discutindo o controle percebido pelos mesmos em organizações consideradas burocráticas,pouco flexíveis a adaptações e mudanças.
...