O ENDO MARKETING COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Por: Jennifer Rodrigues • 28/11/2017 • Artigo • 7.655 Palavras (31 Páginas) • 406 Visualizações
Universidade Estadual Vale do Acaraú[pic 1]
CDL – Câmera dos dirigentes Lojistas
Especialização em Gestão de Pessoas
JENNIFER DE OLIVEIRA RODRIGUES
O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
SOBRAL/2012
JENNIFER DE OLIVEIRA RODRIGUES[pic 2]
O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Artigo apresentado ao Curso de Especialização em Gestão de Pessoas na Universidade Estadual Vale do Acaraú e CDL, como requisito à obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas.
Prof. Orientadora Rita de Cássia Lopes
SOBRAL\ 2012
[pic 3]
JENNIFER DE OLIVEIRA RODRIGUES
O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
COMISSÃO EXAMINADORA
Prof(a) Ms Orientador(a)
Prof.(a) Avaliador
Prof.(a) Avaliador
Sobral____de____de 2012.
O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Jennifer de Oliveira Rodrigues [1]
Resumo
A satisfação do cliente interno é de extrema relevância para a obtenção de resultados satisfatórios junto ao cliente externo. Uma das técnicas para se fazer isso, é investir numa forte estratégia de motivação dos empregados, para que reflitam seu contentamento na satisfação externa. Dessa forma surge o endomarketing, como uma ferramenta que vende efetivamente as estruturas, objetivos e metas, aos seus colaboradores, a fim de prover as melhores condições de clima e interação entre os mesmos. O presente estudo tem como objetivo averiguar se os instrumentos de endomarketing auxiliam a empresa a agregar valor através das pessoas. A pesquisa é de caráter exploratória descritiva e caracteriza-se, além da pesquisa bibliográfica, como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada na empresa Auge Motos, em Sobral-Ce, com aplicação de dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Como resultado, a pesquisa revelou que as ferramentas de endomarketing proporcionam inúmeros benefícios à empresa, e que, além disso, as ações são percebidas pelos colaboradores como uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas.
Palavras-Chave: Endomarketing. Satisfação do Cliente. Agregar Valor.
Introdução
Para Chiavenato (2008), as organizações bem sucedidas estão percebendo que apenas podem prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de aperfeiçoar o retorno sobre o investimento de seus colaboradores, e que são eles que podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como são tratados. O mesmo autor também destaca que para possuir capital humano, não basta possuir funcionários que tenham talentos, é preciso mais, sendo necessário que sejam integrados em um contexto acolhedor. Dessa forma, percebe-se a necessidade da organização de manter motivado, comprometido e bem informado seu corpo funcional.
Chiavenato (2008, p.4) ressalta que na atual gestão de pessoas, as organizações estão agindo de maneira diferente: “[...] em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. As pessoas passam a construir o elemento básico do sucesso empresarial.” Nesse contexto, é notável a importância do endomarketing (ou marketing interno), que surge então, como elemento de ligação entre o cliente, a empresa e o colaborador. E aponta como uma estratégia para alavancar o sucesso nas organizações, à medida que trata os colaboradores como primeiro cliente, visando motivá-los e informá-los acerca dos assuntos organizacionais, para que se tornem mais comprometidos e transmitam uma maior segurança aos clientes externos, propiciando ganhos à organização.
Embora seja um termo relativamente novo, o endomarketing não se trata apenas de um modismo da área de Administração, pelo contrário, apresenta-se como uma ferramenta de extrema importância. Sendo, portanto, visto como uma estratégia de gerenciamento de recursos humanos, à medida que objetiva aflorar o sentimento de pertença nos colaboradores, reforçando a ideia de aumentar o reconhecimento de sua importância para o bom desempenho da organização, proporcionando assim uma comunicação transparente entre empresa/funcionário.
Este estudo se propõe a averiguar se os instrumentos de endomarketing auxiliam a empresa a agregar valor através das pessoas. Para tal, primeiramente, utilizou-se de uma pesquisa em fontes secundárias, como: livros, artigos e revistas. E em um segundo momento, a realização de um estudo de caso, na Auge Motos em Sobral-Ce. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionários anônimos, com uma amostra não probabilística, direcionados a 30 funcionários e um questionário direcionado ao gestor principal.
Endomarketing
Endomarketing é uma ferramenta proporcionalmente nova, o termo foi utilizado pela primeira vez no início da década de 70 por Saul Bekin. De acordo com seu precursor, Bekin (1995), o conceito de Endomarketing foi criado, pois se pensava que não era possível a empresa atender totalmente às suas demandas externas com seus produtos e serviços, se os seus próprios funcionários não os conheciam, aprovavam ou, ao menos, sabiam o que estava acontecendo.
Ao longo do tempo, foi percebido que não bastava apenas oferecer um atendimento de qualidade aos clientes externos, era necessário também ter funcionários informados, motivados e comprometidos. Para Grönroos (1995), a preocupação em cuidar do ambiente interno da empresa passava a ser vista, então, como um pré-requisito obrigatório para o sucesso nas interações com o mercado.
...