O Empreendedorismo e Sociedade
Por: Stêphanie Elexias • 2/10/2023 • Resenha • 521 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
As competências empreendedoras têm um importante papel na sociedade no que se refere não só a vida pessoal quanto a vida profissional, já que uma é capaz de influenciar a outra. Ser empreendedor não é somente para criação de uma empresa, a criatividade nos ajuda a apreciar o mundo e inventar meios para melhorá-lo, seja com uma ideia ou com uma ação. Lima (2014), retrata bem isso na passagem:
“O empreendedor precisa ter competências que possibilitem não só inserir uma empresa no mundo dos negócios, como também, manter sua sobrevivência. Ele deve estar capacitado para criar e conduzir a implementação do processo criativo, elaborando estratégias que permitam o desenvolvimento da sua organização, pois o empreendedor é caracterizado como um indivíduo que possui altos níveis de energia e altos graus de perseverança e imaginação [...]” (Lima, 2014, p. 82)
Assim, podemos observar que o “lado” empreendedor pode ajudar em nossa vida pessoal também no aspecto de organização, criatividade, eficiência, entre diversos outros aspectos.
Em nosso primeiro encontro virtual da disciplina, tivemos a oportunidade de visualizar as competências de um indivíduo empreendedor de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma empresa que sempre esteve dedicada a investir nos indivíduos, proporcionar cursos para entender a sociedade como um todo e estimular o lado empreendedor para impulsionar a sociedade.
Ter iniciativa, ir atrás de possibilidades, possuir persistência, estar disposto a correr riscos, apresentar eficiência e comprometimento, sempre buscar informações, planejar as metas, ser persuasivo elucidando dúvidas e ter autoconfiança, são alguns dos atributos de uma pessoa empreendedora (SEBRAE, 2022). Essas características também são válidas em nossa vida pessoal, tendo em vista que as metas ajudam a nos planejar para os contratempos que possam surgir, assim como ter iniciativa e autoconfiança, por exemplo, pode ajudar até em nosso espírito mental.
O empreendedorismo é capaz de ajudar a sociedade na geração de empresas, em busca de inovação de mercado, capaz de alavancar a crescimento econômico, gerir competição e eficiência, desenvolver habilidades sociais. E, por conta disso, há algumas vertentes no mundo empreendedor: intraempreendedor, que consiste em aplicar o entendimento na própria empresa que trabalha; e a social, que sempre está buscando desenvolver técnicas e meios para impactar e ajudar a sociedade.
Portanto, podemos afirmar que o empreendedorismo não tem aplicabilidade somente no mundo empresarial, mas que também exerce um papel bastante importante no social, o que nos leva à questão de que seria importante desenvolver essas competências no ensino básico, já que muita das vezes só conhecemos este tema no ensino técnico e/ou ensino superior.
Referências Bibliográficas
LIMA, Carlos Eduardo Alves; ALMEIDA, Edson Rodrigo de. Empreendedorismo e Tipos de Empreendedores: Estudo de Caso no Município de Araxá – MG. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, n. 9, p. 81-110, 2014. Disponível em <https://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia/article/view/145/195>. Acesso em: 20 set. 2023.
SEBRAE. As competências básicas de um empreendedor de sucesso. 08 ago. 2022. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-competencias-basicas-de-um-empreendedor-de-sucesso,267ee0a0fbd72810VgnVCM100000d701210aRCRD>. Acesso em: 20 set. 2023.
...