O Endomarketing Como Diferencial nas Organizações
Por: camilatangerino • 8/3/2020 • Artigo • 3.288 Palavras (14 Páginas) • 196 Visualizações
O endomarketing como diferencial competitivo nas organizações
Autores: Andressa Dias Feitosa
Camila Tangerino da Costa
Coautor: Cláudio de Martinelli
RESUMO
O presente artigo verifica como o endomarketing é importante para obterem-se vantagens competitivas diante a crescente concorrência do mercado e a necessidade encontrada pelas empresas de se destacarem em meio às demais.
Além disso, conceitua o endomarketing e todo o processo envolvido na implantação do mesmo. Evidencia a importância da utilização do endomarketing como uma ferramenta aliada para alcançar os objetivos da organização, contribuindo assim para que a mesma obtenha vantagens competitivas.
Consta também o exemplo da empresa Google que utiliza o Endomarketing como um diferencial. Os resultados mostram que, quando as empresas investem no seu primeiro cliente, proporcionando melhorias dentro do ambiente organizacional e contribuindo para que se sintam motivados e mais comprometidos com o trabalho e a função que desempenham dentro da empresa, automaticamente refletirá na fidelização dos clientes externos.
Verificou-se a partir deste artigo, que as empresas que utilizem o endomarketing possuirão melhores estratégias e artifícios para destacar-se no mercado competitivo.
Palavras-Chave: Endomarketing, cliente interno, vantagem competitiva.
ABSTRACT
This article examines how internal marketing is important to give yourself a competitive advantage on the growing market competition and the need for companies found to stand out amid the others.
In addition, internal marketing and conceptualizes the entire process involved in the implementation of the same. Highlights the importance of the use of internal marketing as a tool to achieve the combined goals of the organization, thus contributing to the same gain competitive advantages.
Is also the example of company that uses the Google Endomarketing as a differentiator. The results show that when companies invest in your first client, providing improvements within the organizational environment and helping them feel more motivated and committed to the work and the role they play within the company, automatically reflects the external customer loyalty.
It was from this article, that companies that use internal marketing strategies and possess the best devices to stand out in the competitive market.
Keywords: Internal Marketing, internal customer, competitive advantage.
1 Contexto
Diante de um cenário globalizado onde as mudanças estão cada dia mais frequentes, a busca pela conquista e a satisfação dos clientes tem tornando-se um desafio para as organizações. Essa disputa por espaço no mercado e pela conquista de novos clientes faz com que as organizações se assemelhem muito. Desta maneira, para que o ciclo de vida da organização não chegue ao fim, elas necessitam estar atentas para enfrentar e destacar-se no mercado tão competitivo.
Neste contexto, as organizações utilizam o marketing como um dos diferenciais na busca de oportunidades por meio de estratégias e ações que têm como objetivo a conquista de novos clientes. Os gestores notaram o quanto as pessoas (funcionários) são importantes para a sobrevivência e sucesso da organização e deixaram de lado aquela visão de que os funcionários não são comprometidos com os objetivos da empresa, tanto que passaram a chamá-los de colaboradores.
Percebendo-se essa nova realidade e necessidade de encontrar novas abordagens, as organizações têm utilizado o Endomarketing, que é o marketing voltado para o público interno da organização, como uma ferramenta para obter vantagem competitiva e crescimento organizacional.
2 Lacuna
Com base nesses conceitos, foi obtida como problema de pesquisa a seguinte pergunta: A utilização da ferramenta endomarketing melhora a competitividade da organização?
3 Estado da Arte
Diante das incessantes mudanças e do aumento da concorrência, Dias (2007), afirma que para as empresas continuem atuante no mercado competitivo, necessitam encontrar alternativas e diferenciais. Desta forma, as organizações tem observado o recurso humano como um diferencial, passando a ter um lugar de destaque dentro das organizações.
É de suma importância, que os gestores tenham o conhecimento que toda ação seja ela positiva ou não, refletirá diretamente ao cliente externo. Ou seja, se o cliente interno está sente-se satisfeito, ele fará bem o seu trabalho e será multiplicador da boa imagem da empresa e os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes.
Sendo assim, o processo de comunicação é importante, pois favorece para que os vários setores e departamentos da organização mantenham-se em contato e por dentro de todos os assuntos da empresa, considerando que o público interno torna-se um agente multiplicador tornando-se porta voz da organização a qual está inserido, podendo passar uma imagem positiva ou negativa para seus familiares e demais contatos sociais. Antes de tomar qualquer atitude é necessário que os gestores tenham conhecimento do ambiente interno pela qual as empresas são formadas, visto que, na maioria das vezes os empreendedores preocupam-se somente em conquistar espaço no mercado, mas esquecem de que para que isso ocorra é preciso ter uma base, neste caso acabam descuidando-se daquilo que contribui para gerar os resultados, que são seus colaboradores.
Portanto entende-se que a venda dos serviços, dos produtos deve ser feito antes para os seus primeiros clientes (colaboradores), a fim de que eles conheçam perfeitamente o produto, a marca, ou o serviço, de maneira a estimulá-los a fazer uma boa propaganda da empresa. Segundo o autor Dias (2007), o endomarketing pode ser entendido como um processo que busca melhorias da comunicação e relação com os ganhos de produtividade nas organizações, tendo em vista que, com a melhoria da comunicação interna entre gestores para com funcionários, fica nítido que a propagação do conhecimento que é levado aos colaboradores vai favorecer para que os mesmo coloquem “a camisa” da empresa, levando-os a fazer uma boa propaganda da marca e do produto fornecido.
Acredita-se que a utilização do endomarketing é um diferencial competitivo, pois através da sua aplicação é evidenciado aos colaborados importância e a responsabilidade das tarefas de cada um para a organização. Contundo, o funcionário sente-se valorizado e motivado a trabalhar para alcançar as suas metas, desempenhando bem o seu trabalho e consequentemente contribuindo para que a organização alcance seus objetivos e obtenha sucesso.
3 Importância do seu trabalho
A elaboração deste artigo poderá dar apoio às empresas sobre como a utilização do endomarketing pode fortalecer o potencial da organização no mercado tão competitivo como o atual. Despertando aos gestores a visão de que é importante tornar os funcionários aliados à empresa, visto que mantê-los motivados, eficiente e leal, refletirá no desempenho do seu trabalho e consequentemente na satisfação do cliente externo.
...