TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado e os problemas contemporâneo

Por:   •  25/8/2018  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA MODALIDADE EaD-PNAP

Nome da Disciplina: O Estado E Os Problemas Contemporâneos.

Unidade: I

Nome da Atividade: Dimensões Conceituais e Históricas do Estudo dos Problemas e Políticas Sociais.

Professora Ministrante: Claudio Dantas Frota 

Tutora à distância: Adriana Gurgel de Lima

Tutora presencial: Francisca de Magalhães Melo 

Nome da Acadêmica: Roberta Cristina Silva de Oliveira

Polo - Estado

2018

a) Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda.

b) Cada modelo de Estado de Bem-Estar Social, tal como elaborado por Esping-Andersen, responde a diferentes princípios de justiça e promove a inclusão social de maneira distinta.

Em busca da reforma do sistema de seguros o governo britânico recorreu ao Plano Beveridge, foi então, que surgiu o termo “Bem-Estar Social”, onde buscava a ampliação da proteção social segundo as necessidades sociais e buscando atender a todos de forma igual. Para Maria Paula Gomes dos Santos, “Bem-estar social” é:

O Estado de Bem-Estar Social pode ser definido como aquele que assume o amparo social de todos os cidadãos, patrocinando ou regulando fortemente sistemas nacionais de Saúde, Educação, Habitação, Previdência e Assistência Social; normatizando relações de trabalho e salários; e garantindo a renda, em caso de desemprego. (O Estado e os Problemas Contemporâneos p.34).

A teoria desenvolvida pelo economista Jonh Maynard Keynes, conhecida como Keinesianismo buscava a crescimento dos benefícios sociais, sugeria também o projeto econômico. A atuação do estado procurava investir no emprego e na oferta de serviços sociais, pois assim, a população teria mais acesso à renda e ao consumo, fazendo com que cada vez mais adquirissem bens de consumo. Aos poucos, a teoria keynesiana foi dando espaço para o “Bem-estar Social”, passando assim, a ser reconhecido, pois, ao mesmo foi atribuído o dever de oferecer a população um padrão de vida no qual a sociedade pudesse ter direitos sociais garantidos pelo estado.

A mudança do modelo econômico ocorreu, mediante o aumento do desemprego, após a II Guerra Mundial que deixou a economia totalmente destruída. Para John Maynard os recursos utilizados para suprir os desempregos, ocorridos na época, seria o uso da mão invisível do Estado. Mediante o aumento do desemprego o estado do Bem-estar social continuou buscando melhorar a vida e os padrões de vida a sociedade.

O estado sempre buscava oferecer serviços para que os cidadãos pudessem usufruir de igualdades sociais sem afetar os direitos políticos e civis, pois, cada país tem um desenvolvimento histórico no mercado de trabalho e maneiras diferenciadas quando nos referimos aos direitos trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com