O Fator Injúria
Por: polacmota • 30/8/2018 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
A visita de práticas IV dessa semana (27/03) foi feita na fazenda Cacau do Oeste, uma produção de maneira adaptada, devido o cacau ser um fruto nada proveniente de nosso cerrado, mesmo sendo uma planta onde crescem em temperaturas a cima de 20 graus, necessitam de sombra, umidade e uma controlada ventilação, onde na maioria encontram-se presente arvores altas ondem desempenham naturalmente essa particularidade.
Nessa ausência foram adaptados plantios de pé de bananeira em volta de cada pé de cacau, e arvores de grande porte nas proximidades, além de uma boa irrigação favorecendo seu desenvolvimento. O Veloso destaca que não usa nenhum tipo de agrotóxicos, mas não considera sua produção in natura devido ao uso de agrotóxicos em plantações vizinha, que recebem banhos de veneno e assim influenciando em plantação, mas por ele é totalmente natural.
Mesmo sendo uma plantação de baixa escala, a produção do Sr Veloso recebe bons elogios e desperta a atenção de estudantes, agrônomos, produtores e amantes do cacau. Uma atenção merecida pela coragem, determinação e seus métodos para seu sucesso.
Tivemos uma aula técnica culinária de produção do Bolo de Puba, onde a matéria prima principal é a mandioca. Um processo que primeiro é preciso descascar a mandioca e cortá-la em pedaços e colocá-los em recipientes cheios d’água, como baldes fundos para que as raízes fiquem submersas, facilitando o amolecimento. É recomendado que fiquem por três dias dentro da água.
Com as raízes amolecidas, é necessário pôr em um local para serem amassadas. Depois desse processo, o produto é peneirado e colocado dentro de bolsas de tecido para secar no sol por dois dias.
Foi uma demonstração bem produtiva, uma receita modificada e que foi bem aceita por nós alunos de nutrição e até considerada melhor que a receita tradicional. Mas é bom destacar os métodos de produção dessa farinha de puba, pois ela é comercializada e assim necessitando de um cuidado especial, tanto de manipulação como da criação da farinha, onde através da observação feita pela demonstração da Sra. Étienne, ela não segue nenhuma orientação de Pop’s que ajudariam no cuidado de qualquer criação microbiológica que não seja natural do processo de fermentação da mandioca. Ao perguntar sobre o controle microbiológico a Étienne respondeu que ela mantinha as mãos sempre bem lavadas só com agua e detergente e que ela acreditava que como o processo vai para o fogo qualquer microrganismo seria eliminado. Uma observação nada considerável pelo motivo dela vender essa farinha de puba crua.
...