O Fluxograma e Organograma
Por: Pablo Henrique • 1/4/2023 • Abstract • 268 Palavras (2 Páginas) • 87 Visualizações
O AZIENDALISMO é entendido como um processo natural de evolução da CONTABILIDADE italiana, que, como apontam os especialistas, teve seu início com LEONARDO FIBONACCI. A proposta da ESCOLA AZIENDAL é focada em resultados, que é o indicador mais importante da empresa. A escola pode ser dividida em dois segmentos principais: 1 – Integração dos conhecimentos de ECONOMIA EMPRESARIAL em uma disciplina e 2 – Criar uma teoria da CONTABILIDADE baseada em RESULTADOS.
Em consonância com a ideia central da escola, a CONTABILIDADE é considerada como a ciência da ADMINISTRAÇÃO ECONÔMICA das empresas e visa estudar a doutrina da GESTÃO, a doutrina da ORGANIZAÇÃO e a CONTABILIDADE. A AZIENDALISMO fez a transição do SISTEMA DE ATIVOS, que visava demonstrar os ATIVOS da empresa, para o sistema de RESULTADOS, dividido em vários períodos, ressaltando que todas as atividades da empresa estão inter-relacionadas e interdependentes.
Portanto, não é possível determinar o RESULT de uma operação ou conjunto de operações isoladamente. Para determiná-lo, o patrimônio da empresa deve ser totalmente controlado e conhecido. RESULTADO pode, portanto, ser definido como um aumento ou diminuição de capital em um determinado período, levando em consideração a TOMADA DE DECISÕES DOS ADMINISTRADORES.
Depois da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) a situação na ITÁLIA era muito desfavorável. Embora ele estivesse entre as nações vitoriosas, o atrito, o custo e as perdas causadas pelo conflito foram enormes. Além disso, os italianos se sentiram traídos pelos ALIADOS com o conteúdo das cláusulas do TRATADO DE VERSALHES. Foi uma grande frustração. As expectativas quanto à participação dos italianos nos despojos do IMPÉRIO ÁUSTRIA-HÚNGARO e das reparações exigidas da ALEMANHA eram muito maiores.
...