O Henri Fayol
Por: Danilo Menezes • 2/4/2023 • Bibliografia • 281 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Fayol
Henri Fayol nasceu em Constantinopla/Istambul em 1841, se formou em engenharia e foi responsável por uma grande empresa, a Commentry-Fourchamboult et Decazeville (Comambault). É considerado um dos pilares do pensamento administrativo clássico. O seu trabalho mais conhecido é o livro Administração Industrial e Geral, publicado originalmente em 1916.
Fayol atuou em quatro carreiras: como engenheiro de minas, como geólogo e pesquisador em geologia, como líder empresarial e como filósofo, escritor e educador de gestão. Foi agraciado com diversos prémios e distinções, em reconhecimento pelas suas contribuições para os campos da geologia, da metalurgia e da gestão. Foi, o primeiro a sublinhar a necessidade de educação/formação de gestores, para ele, o desenvolvimento de um corpo de conhecimentos que pudesse ser ensinado era o modo mais efetivo para aprender a gerir.
Do ponto de vista de Fayol, a gestão não é um talento individual, algo com o qual você nasce, mas uma habilidade que pode ser ensinada/aprendida.
Além disso, Fayol defende a necessidade de fazer acompanhar a componente técnica da atenção à componente administrativa, incluindo o aspecto humano da organização, que ele designou como o corpo social.
Fayol identificou seis grandes funções organizacionais: técnicas, comerciais, financeiras, preventivas, contabilísticas e administrativas/gestionárias. Do seu ponto de vista, as pessoas focavam muito nas funções técnicas, comerciais, financeiras, preventivas e contabilísticas mas pouco sabiam sobre a função administrativa que para ele era uma função crucial.
“(...) um líder que é bom administrador mas tecnicamente medíocre é geralmente muito mais útil à empresa do que um brilhante
técnico que é um administrador medíocre (..) Numa organização
industrial, os homens que chegam ao topo são caraterizados muito
mais pelas suas qualidades administrativas do que pela sua ciência
ou conhecimento técnico.’’
...