O MERCADO DE CÂMBIO
Por: nalva27 • 26/5/2015 • Monografia • 673 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PERÍODO: 5º / NOITE
PROFESSOR: CHEIENE DUARTE
MATÉRIA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
MERCADO DE CÂMBIO
Alunos: Edinalva da Silva Conceição – R.A: 6653321445
Jéssica Figueiredo – R.A: 6890509637
Karine Barros Novaes – R.A: 6891511381
Raquel Cristina de Souza – R.A: 6662379725
Vanessa de Souza – R.A: 6816451006
Niterói, 28 de Abril de 2015
MERCADO DE CÂMBIO
Câmbio nada mais é do que a operação de trocas de moedas estrangeiras, ou seja, troca de moedas de um país pela moeda de outro país.
O mercado de câmbio é o ambiente onde se fazem essa troca de moedas, ou seja, as operações de câmbio entre agentes autorizados pelo BANCO CENTRAL. Esse mercado e regulamentado e fiscalizado unicamente pelo BANCO CENTRAL e compreende as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. Porém, ainda existem um segmento chamado mercado paralelo, são ilegais os negócios realizados nesse mercado, bem como a posse dessa moeda estrangeira, podendo ser oriunda de operações ilícitas.
É possível qualquer pessoa sendo ela física ou jurídica efetuar a compra e a venda dessas moedas estrangeiras, desde que seja autorizada pelo Banco Central. Enquanto o câmbio ou dólar turismo é usado para operações relativas a viagens ao exterior, o câmbio ou dólar comercial é utilizado para exportação, importação e transferências financeiras.
As taxas de câmbio praticadas no mercado doméstico são livremente negociadas entre os agentes e seus clientes. O Banco Central divulga as cotações diárias para as diferentes moedas. Para isso, o Banco Central coleta as taxas médias praticadas entre os bancos. Essa taxa média do dia, conhecida como “Ptax”, que serve como referência e não como taxa obrigatória.
No Brasil, o Banco Central executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País. O Banco Central e responsável por fiscalizar esse mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões dentre outras sanções.
O Brasil tem um único mercado de câmbio legal desde 2005, quando uma resolução CMN unificou o Mercado de Câmbio de Taxas Livres (câmbio ou dólar comercial) e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes (câmbio ou dólar turismo).
Existe também dentro do mercado de câmbio o mercado primário e o mercado secundário. O primário corresponde ao recebimento ou a entrega de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo a fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações realizadas com exportadores, importadores, viajantes, etc. E no mercado secundário, também chamado de mercado interbancário é quando os negócios são realizados entre bancos, a moeda estrangeira é negociada entre as instituições integrantes do sistema financeiro e simplesmente migra do ativo de uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio para o de outra, igualmente autorizada, não havendo fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País.
...