O Microambiente e macroambiente de marketing
Por: Catia Leticia • 6/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 830 Visualizações
[pic 1]
Atividades de Marketing
4º período Adm.
1 – Quais são as variáveis controláveis no microambiente de marketing e por que isso é possível?
São: Relações entre os indivíduos; onde ocorre os processos; onde os recursos são estabelecidos; Relações com o mercado (clientes, fornecedores, intermediários concorrentes, fabricantes e comunidade) e onde as normas e procedimentos são definidos.
É possível por que são os influenciadores mais próximos da empresa e representam o impacto mais imediato.
2 - O microambiente de marketing apresenta as variáveis controláveis, que são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinam o comportamento no mercado, quais são elas?
O produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.
3 – O que é macro ambiente?
Segundo Crocco (2006), é um processo social que dirige o fluxo da economia de bens e serviços dos produtores aos consumidores, de forma a suprir adequadamente a demanda, levando em conta os objetivos da sociedade.
4 - Para uma perfeita análise do macro ambiente, o que é importante e por quê? Cite um exemplo e justifique:
A Análise do cenário é muito importante, pois ela permite aos tomadores de decisão formular estratégias adequadas para o contexto competitivo no futuro. É uma investigação para antecipar ações estratégicas através de oportunidades e ameaças do mercado.
Exemplo: Acompanhar as novas ofertas de produtos tecnológicos, para empresas e consumidores, já que a tecnologia está sempre avançada.
Ficar atento aos níveis de consumo, desemprego, inflação, crises...
5 - Não existe possibilidade de você analisar o macro ambiente sem levar em consideração os vários cenários e suas tendências, quais são eles? Defina um deles exemplificando e justificando sua definição e ou seu exemplo:
*Cenários são: Político-legal, Tecnológico, Econômico, Sociocultural.
*O Cenário político-legal influencia na relação da organização com o mercado e é baseado nas leis, regras e condições de governo do país. Lembrando que a legislação define a maneira como as empresas podem operar em determinados mercados, regulamenta as operações de venda, interfere na composição de preços, determina os critérios de financiamento à produção e controla o sistema de crédito, sem nos esquecermos das posturas do Código de Defesa do Consumidor; esses fatores, no seu conjunto, se não observados, podem resultar até no encerramento de atividades de uma empresa.
Queda de barreiras comerciais; Globalização (trocas internacionais); Privatizações; Novos mercados (antigos blocos socialistas); Regulamentação legal; Poder de grupos de interesse;
Organizações governamentais e não governamentais;
Por exemplo: em vendas por telefone e internet a embalagem e todos os impressos devem conter nome e endereço do fabricante; o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir da compra sem ônus.
6 - No macro ambiente de marketing, encontramos as variáveis incontroláveis, que são caracterizadas por ocorrências que independem das ações da empresa, por que o cenário sociocultural faz parte dessas variáveis? Cite um exemplo que você pode encontrar facilmente em sua cidade, bairro e ou rua:
As condições sociais influenciam no modo de falar dos indivíduos, gerando, assim, certas variações na maneira de usar uma mesma língua.
A maneira de falar de uma pessoa que não frequentou a escola, com outra de um nível cultural mais elevado que aperfeiçoou o seu modo de utilização da língua, é diferente.
Por exemplo: um advogado num tribunal de júri, um policial militar em uma ocorrência...
7 - Dentro desses cenários, podemos definir sete tipos de negócios que, na década de 1970, Peter Drucker (2002) identificou e que ainda hoje fazem sentido, quais são eles? O qual fica mais evidente no cenário que você atua e por quê?
1. os ganha-pães de hoje: negócios da empresa que mantêm ótima lucratividade;
2. os ganha-pães de amanhã: compostos pelos investimentos no futuro da empresa, que substituirão os ganha-pães de hoje quando estes não derem mais lucro;
3. os ganha-pães de ontem: mostram que a empresa que mantém muitos desses negócios é lenta em desenvolvimento e se mantém presa ao sucesso do passado;
4. os desenvolvimentos: produtos recém-lançados que ainda precisam de investimento para se fortalecer no mercado;
5. os dorminhocos: já existem há algum tempo, mas, apesar de terem possibilidades de sucesso, ainda não o alcançaram;
...