Hering: Micro e Macroambiente de Marketing
Por: Ricardo Kerbej • 19/6/2018 • Trabalho acadêmico • 6.304 Palavras (26 Páginas) • 1.069 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO
ESTHER PASSOS 11180485
GEOVANE MORAIS 11180947
JULIANA PRADO 11180827
MARTHA DE SOUZA 11180654
RAFAEL LINO 11180544
RAPHAEL FREITAS 11180913
RICARDO KERBEJ 11180248
THAYNÁ ALVES 11180649
Santos
2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. MACROAMBIENTE 4
2.1. AMBIENTE DEMOGRÁFICO 4
2.2. AMBIENTE ECONÔMICO 8
2.3. AMBIENTE NATURAL 10
2.4. AMBIENTE TECNOLÓGICO 14
2.5. AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL 15
2.6. AMBIENTE SOCIOCULTURAL 16
3. MICROAMBIENTE 17
3.1. VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS – EMPRESA 17
3.1.1. PRODUTO/PRODUÇÃO 17
3.1.2. DISTRIBUIÇÃO/VENDAS 19
3.1.3. PREÇO/FINANÇAS 20
3.1.4. COMUNICAÇÃO 21
3.2. VARIÁVEIS INCONSTANTES – MERCADO 22
3.2.1. CONSUMIDOR 22
3.2.2. CONCORRENTES 22
3.2.3. FORNECEDORES 23
3.2.4. INTERMEDIÁRIOS 24
4. CONCLUSÃO 25
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de analisar as variáveis Macro Ambientais (Demográfico, Natural, Econômico, Tecnológico, Político Legal e Sociocultural) que a Companhia Hering atinge. A Cia Hering, hoje, tem 4 lojas com seguimento na indústria do vestuário varejista, são entre elas: Hering, Hering Kids, PUC e DZARM. Será considerado as classes sociais que são alvo para perfis consumidores em cada uma das lojas, como também o perfil ofertante da empresa.
A análise dos ambientes de Marketing é essencial para traçar uma estratégia para a empresa. Conhecer os agentes afetantes e afetados para conseguir trilhar um plano de marketing para a empresa é substancial para a manutenção dos lucros da Companhia. Os ambientes são notados a partir de uma observação em que o Mix de Marketing é afetado – seja no desenvolvimento de produtos, na produção, distribuição e a comunicação com os clientes.
Além do ambiente macro, será analisado no Microambiente de Marketing variáveis controláveis como: produto/produção; distribuição/vendas; preço/finanças; comunicação. Estas são controláveis, pois, parte de dentro da empresa, podendo assim, controlá-los. Variáveis inconstantes tais quais: consumidor; concorrentes; fornecedores; intermediários. Estes são inconstantes porque há alterações não previsíveis, não podendo controlá-las a todo instante, mas podendo manuseá-las a fim de se obter um resultado favorável.
Feitas todas estas análises, o trabalho terá o conhecimento de todas os ambientes prováveis que são ou serão atingidos pelos produtos, bens e serviços prestados pela Cia. Hering.
- MACROAMBIENTE
- AMBIENTE DEMOGRÁFICO
O ambiente demográfico é utilizado para pesquisa de mercado, definitivamente é o estudo da população em termos de tamanho, idade, sexo, raça e etc. Atualmente os setores privados utilizam bastante dessa pesquisa, pois ela é a manutenção do futuro das empresas, como por exemplo, a corporação Hering que também defende esse estudo e é determinante para o futuro da companhia.
Os estudos vão muito mais além sobre o tamanho populacional a divisão social ou econômica. É feita para saber como e quando tomará decisões sobre a empresa conforme sua demanda, também se prepara para as mudanças contínuas e as alterações na economia. Na área empresarial a demografia é utilizada para a pesquisa de mercado, de forma a alcançar maior eficiência na definição de produtos, atividades de promoção e outras estratégias de marketing dirigidas a diferentes públicos-alvo dentro de um mercado heterogêneo e serve de ferramenta para a seleção de localidades para serviços, prognósticos de vendas, planejamento financeiro, avaliação de mercados, perfis de consumidores, assistência jurídica corporativa e análise da força de trabalho das empresas. Os consumidores das lojas Hering são diversos, podem morar em lugares afastados de centros e até mesmo em principais ao centro.
Segundo a PNAD pesquisas nacionais por amostra de domicílios, os brasileiros apresentam grandes melhoras em suas condições de vida e aumentando o poder aquisitivo. Hoje apesar do cenário de crise na política e na economia, as rendas permanecem estabilizadas mas sem muitas possibilidade de mobilidade social.
No Brasil, houve um crescimento populacional de 1,1% de 2000 a 2015.O mesmo não pode ser utilizado para o parâmetro para o crescimento futuro da população. Segundo a IBGE/Diretoria de pesquisa. Coordenação de população e indicadores sociais. Gerência de estudo e analise de dinâmica demográfica, a população brasileira deve experimentar uma mudança de paradigma para próximas décadas como pode se observar no gráfico 1.Influenciada por uma menor taxa de fecundidade e mortalidade, tendo 2 efeitos importantes: estagnação e envelhecimento.
...