O Métodos de Escrituração
Por: jessica2112 • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Introdução
Esta atividade prática supervisionada tem como objetivo apresentar o entendimento do grupo, suas competências e habilidades sobre o assunto tratado na aula de Contabilidade Geral. Neste trabalho apresentaremos um relatório explicando de forma simples e objetiva o que é método de escrituração, método das partidas simples e método das partidas dobradas. Apresentaremos a classificação das contas da empresa Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda em bem, direto ou obrigação e a qual grupo esta conta pertence Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido, e o balanço patrimonial do período.
Ao término expressaremos a conclusão sobre esta experiência e aprendizagem que levaremos para a vida profissional em realizar as pesquisas em grupo e montagem desta ATPS.
Métodos de Escrituração
Método de Escrituração é o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis.
Embora haja diversas maneiras diferentes de escriturar os fatos contábeis, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.
Método das Partidas Simples
Este método encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente. Nele, registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado. Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc., são controlados extra-contabilmente. Nele, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizada
Método das Partidas Dobradas
Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado na conta credito. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde a época de 1494 descrito por Luca Paccioli, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.
Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve conseqüentemente aumentar do outro lado também
As maneiras de lançamentos são diversas, podendo ser:
1 conta débito + 1 conta crédito 1 conta débito + Várias contas crédito Várias contas débito + 1 conta crédito Várias contas débito + Várias contas crédito
Sendo assim, seguem quatro verdades:
- Ativo = Passivo + PL - Saldo devedor = Saldo credor - Não há débito sem crédito. - Não há crédito sem débito.
Se "X" tem um crédito de $200,00 contra "Y", é certo que "Y" tem um débito de $200,00 para com "X".
A ordem de escrituração do livro diário deve ser: 1.Local e data do fato 2. Conta a ser debitada 3. Conta a ser creditada 4. Histórico 5. Valor Em seguida os lançamentos são transferidos para o livro razão e por ultimo é elaborado o balancete de verificação com o intuito de verificar a igualdade de saldos credores e saldos devedores para que seja possível gerar os relatórios contábeis.
...