O PAPEL DOS INTERMEDIÁRIOS NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Por: dsfgyn • 22/10/2017 • Projeto de pesquisa • 346 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
O PAPEL DOS INTERMEDIÁRIOS NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Para se ter um produto de fácil acesso, em boas quantidades e em locais variados. Não basta simplesmente ter um produto bom, tem que ter uma boa distribuição e para se ter essa boa distribuição faz-se necessário ao fabricante ter uma boa estrutura financeira para poder abrir várias filiais e poder enviar seus produtos ou fabrica-los em vários locais, mas como isso é uma realidade muito distante de praticamente todas as empresas do nosso país. Surgem os canais de distribuições e seus intermediários, que fazem essa parte da distribuição.
Com os intermediários, surgem especialistas nas áreas de distribuição deixando assim produtos com fácil acesso, cortando espaço que existe entre as fabricas e o consumidor final. Os intermediários também auxiliam na eficiência e na eficácia da distribuição fazendo com o que por exemplo uma empresa consiga ter previsões de quantidade de produtos a serem fabricados para cada região e mais outros detalhes.
PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS
Varejistas: vendas de bens ou serviços diretamente ao consumidor final. Trabalham com várias marcas e produtos, facilitando a busca dos consumidores auxiliando o encontro de uma variedade de produtos. (ex: supermercados, farmácias, papelarias, loja de sapatos, etc.)
Atacadistas: compra e revende mercadorias para varejistas, ou outros tipos de comerciantes ou industrias. Não vende em pequenas quantidades para clientes finais. Auxilia também na redução de alguns custos físicos entre o produtor e o consumidor como o custo com equipe de vendas. Toma também toda a responsabilidade do marketing, produzindo os próprios catálogos e usam sua própria equipe de vendas por telefones. (ex: atacadista farmacêuticos que vende apenas para farmácias.)
Distribuidor: vende e armazena e atende em áreas mais especificas e regionalizadas. (ex: distribuidor de vinhos.)
Agentes e Corretores: pessoas jurídicas comissionadas contratadas para vender os produtos de uma empresa. Os agentes tem ligação de longo prazo e os corretores tem relação de curto prazo. (ex: representante de vendas, corretores imobiliários, corretores de seguros, etc.)
Internet: tem o mercado geograficamente disperso, e os produtos são posicionados de forma que atingem uma vasta audiência. Quase não existem barreiras de entrada, custos são consideravelmente baixos.
http://www.marketingteacher.com/distribuicao-canal-ou-intermediario/
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-definir-os-canais-de-distribuicao-do-seu-produto,bfbe7e0805b1a410VgnVCM1000003b74010aRCRD
...