TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARADOXO DA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE OPERADORAS DE SAÚDE ODONTOLÓGICA COM NOVA ANÁLISE SUGESTIVA

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  8.813 Palavras (36 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 36

Universidade Anhanguera-Uniderp

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes

O PARADOXO DA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE OPERADORAS DE SAÚDE ODONTOLÓGICA COM NOVA ANÁLISE SUGESTIVA

GABRIEL SIMAS DA SILVA

[LAJEADO / RS]

[2012]


GABRIEL SIMAS DA SILVA

O paradoxo da remuneração dos profissionais de operadoras de saúde odontológica com nova análise sugestiva

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Tele Virtual como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Gestão de Planos de Saúde.

Universidade Anhanguera-Uniderp

 

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes

Orientador: Profº. EDMAN ALTHEMAN

LAJEADO / RS

2012

DEDICATÓRIA

Esta monografia é dedicada a todos os administradores, gestores e dentistas das cooperativas Uniodonto, que ao longo destes 40 anos uniram-se de maneira associativa. Assumiram o risco do negócio de planos de saúde e acreditaram no cooperativismo.

A melhor maneira de reconhecer o esforço e a dedicação de todos, é praticar o cooperativismo, valorizando com justiça e equidade o trabalho de fazer diagnósticos (administrativos e comerciais); da prática artesanal dos seus procedimentos (de se aperfeiçoar continuamente); da experiência e da sabedoria que os anos de dedicação à administração e de departamentos comerciais somados ao conhecimento técnico adquirido e que são transformados em conhecimento prático no dia a dia.

Também agradeço a Deus, fonte de inspiração e força nos momentos difíceis.

A minha querida família que ao longo desses anos me apoiou e compreendeu a minha ausência; aos meus filhos que entenderam e compensaram com qualidade os momentos que estávamos reunidos.

Ao meu grande amor Raquel Bussmann, pela sua terna e amorosa companhia, um estímulo a essa conquista.

À minha mãe Cecília, pelo exemplo, dedicação, persistência e paciência pelas ausências que foram inumeráveis.

Ao Dr. Irno Pretto, chefe, amigo e parceiro, que além de entender e incentivar o crescimento intelectual, sempre esteve ao meu lado apoiando e orientando.

Ao Profº Marco Santos que me estendeu a mão prontamente, em momentos cruciais, e pelas intercessões realizadas. Com carinho agradeço e dedico essa conquista, que não é somente minha, mas de todos que foram direta ou indiretamente responsáveis.

AGRADECIMENTO ESPECIAL

Agradeço ao Dr. Irno Pretto, Sócio fundador do Sistema Uniodonto, Vice-Presidente da Uniodonto VTRP, Presidente da Uniodonto RS Federação e Vice-Presidente da OCERGS (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), que contribuiu diretamente na discussão do tema e com proposições de rumo, abrindo espaços em sua concorrida agenda para contribuir dentro do possível com comentários inspiradores e perspicazes.

EPÍGRAFE

Lembrando Deming, “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.”

Da mesma forma, Dalai Lama sabiamente falou que “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro amanhã. Portanto hoje é o dia certo para acreditar, fazer e principalmente viver”

RESUMO[a]

O setor odontológico está atravessando uma uma fase paradoxal, os profissionais querem ganhos maiores; as operadoras tem limitação de arrecadação. Diante dos pilares de mercado, as OPS possuem limitações de pagamento, compensados pela quantidade de usuários/clientes. Com isso, dispõe aos profissionais e, por outro lado, a cooperativa tem formulações de remuneração lineares. Neste contexto, há a necessidade constante e crescente de serem aprimoradas habilidades gerenciais a fim de possibilitar a melhor organização do setor. Esta monografia traça um estudo de novas composições de remuneração aos sócios da cooperativa Odontológica em Lajeado, partindo do pressuposto que o comportamento do cirurgião-dentista é influenciado pela composição financeira, indicando assim seu nível de comprometimento, baseados em pesquisa literária e de outros sistemas de remuneração na saúde.

Palavras-chave: Remuneração Odontológica, Cooperativismo, Plano de Saúde, Cooperativa Odontológica, Paradigma da remuneração.

ABSTRACT

The dental industry is going through a phase paradoxical professionals want greater gains; operators have limited storage. Before the pillars of the market, the OPS have limited payment, offset by the amount of users / customers. With that provides professionals and, on the other hand, the cooperative must pay linear formulations. In this context, there is a constant need to be improved and increased managerial skills to enable better organization of the sector. This monograph traces a study of new compositions of remuneration to the members of the cooperative in Dental Lajeado, assuming that the behavior of the dentist is influenced by the composition financial, thereby indicating their level of commitment, based on literary research and other systems remuneration in health.

Keywords: Dental Remuneration, Cooperatives, Health Plan, Dental Cooperative, Paradigm remuneration


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Relação entre perdas e lucros do prestador remunerado por taxas por serviço ...................................................................................30

Figura 2 – Relação entre perdas e lucros do prestador remunerado por capitação .....................................................................................34


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ANS         Agência Nacional de Saúde Suplementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)   pdf (381.8 Kb)   docx (248.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com