O PLANEJAMENTO DAS POLÍTICA PÚBLICAS: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA REUNIDA DOM EXPEDITO LOPES
Por: Francivaldo2017 • 27/7/2017 • Monografia • 3.804 Palavras (16 Páginas) • 380 Visualizações
FRANCICLEDE PEREIRA DA SILVA
FRANCIVALDO NUNES ALVES
O PLANEJAMENTO DAS POLÍTICA PÚBLICAS: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA REUNIDA DOM EXPEDITO LOPES
Artigo científico apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Orientador: Prof. Israéliton Guilherme Barbosa
OEIRAS (PI), 2014
O PLANEJAMENTO DAS POLÍTICA PÚBLICAS: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA REUNIDA DOM EXPEDITO LOPES
Franciclede Pereira da Silva
Francivaldo Nunes Alves
RESUMO
O planejamento é a base principal para o desenvolvimento do processo administrativo para a elaboração de propostas que venham a gerar bons resultados e diminuindo assim a desvalorização continua do indivíduo, com base sustentável para a implementação do desenvolvimento econômico realizado pela gestão pública.
Com o objetivo de proporcionar melhorias na aplicação do planejamento das políticas públicas de forma eficiente e eficaz, conceituando a área das ações públicas, identificando a capacidade analítica para entender os fenômenos das políticas, criando soluções técnicas eficientes e politicamente viáveis, para a elaboração e organização das propostas voltadas para o comportamento coletivo.
A implementação da política pública é a continuação da luta com outros meios e cenários diferentes. As políticas públicas são concebidas, decididas e implementadas por pessoas, que por sua vez são afetadas de diversos modos por elas. O programa possui partes menores que servem para detalhar a execução do plano. Ao se considerar o plano como o produto de maior hierarquia no planejamento, os programas se colocam imediatamente abaixo. As informações que os programas apresentam são muito mais específicas do que as que estão reunidas no plano. Visto que por meio do programa, reconhecem as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. O mesmo visa fomentar, por meio da sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou articulações de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças e jovens, favorecendo uma formação integral, alcançando todos os campos socioeducativos.
Palavras-chave: Planejamento. Política. Desenvolvimento. Programa.
1 INTRODUÇÃO
O planejamento é a base principal para o desenvolvimento do processo administrativo para a elaboração de propostas que venham a gerar bons resultados e diminuindo assim a desvalorização continua do indivíduo, com base sustentável para a implementação do desenvolvimento econômico realizado pela gestão pública.
Muitas pessoas veem planejamento com uma questão de planos, delegar responsabilidades, necessários a leis e determinar orçamento. Porém, na realidade, tem sido diferente: Muitos projetos, programas e políticas públicas que falham na sua implementação como planejado ou tem impactos negativos inesperados.
Deste modo, faz-se uma análise conceitual das diversas formas de pensar sobre planejamento das políticas públicas do programa Mais Educação na Escola Reunida Dom Expedito Lopes em Colônia do Piauí.
Pretende-se com este trabalho refletir sobre a qualidade da elaboração, desenvolvimento e aplicação do planejamento das políticas públicas, para que possam contribuir com as mudanças qualitativas na prática da administração pública. Ressalta-se que o eixo condutor da reflexão e análise deste estudo está centrado nas dificuldades desenvolvidas nos processos administrativos que ora acontecem no cenário, provocando um dispêndio de recursos em realizações de gastos administrativos que acabam sendo aplicados de forma deficiente. Não concluindo determinados investimentos em programas que são planejados para retorno a longo prazo.
Observa-se que o problema com a realização de política está na forma como o seu planejamento é elaborado, implementado e executado, gerando assim muito fracasso no seu desenvolvimento.
Com o objetivo de proporcionar melhorias na aplicação do planejamento das políticas públicas de forma eficiente e eficaz, conceituando a área das ações públicas, identificando a capacidade analítica para entender os fenômenos das políticas, criando soluções técnicas eficientes e politicamente viáveis, para a elaboração e organização das propostas voltadas para o comportamento coletivo. A pesquisa segue primeiramente com uma análise do desenvolvimento do planejamento, e segue estudo sobre a implementação das políticas públicas com ênfase no desenvolvimento do programa Mais Educação. Finalmente, o desenvolvimento da pesquisa realizada na Escola Reunida Dom Expedito Lopes da cidade de Colônia da Piauí.
2 NECESSIDADE E DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO
O planejamento é um processo de formulação e execução de estratégias organizacionais para buscar a inserção da organização no ambiente onde atua. Para Druker:
Planejamento é um processo contínuo, com o maior com o maior conhecimento do futuro considerando, tomando decisões atuais que envolvem riscos futuros aos resultados esperados; organizar as atividades necessárias à execução das decisões e, através de uma reavaliação sistemática, medir os resultados em face às expectativas alimentadas.
Com base no exposto acima, ressalta-se que o planejamento é de fundamental importância para todo um processo organizacional, gerando assim, grandes modificações dentro das organizações, alcançando resultados esperados.
As evidências mostram que as organizações que planejam, em geral alcançam um desenvolvimento e desempenho superior às demais. As organizações bem sucedidas buscam uma adequação apropriada entre as condições do ambiente externo e a sua estratégia. Por sua vez, a estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional. O planejamento está relacionado com os objetivos organizacionais que afetam a viabilidade e a evolução da organização. O seu valor real reside muito mais na orientação futura do processo de planejamento.
Com a revolução industrial, a partir do século XVIII, surgem as primeiras organizações industriais e, em consequência, a competição pelos mercados de comodities, com o avanço do capitalismo industrial aumenta a oferta de capital e de crédito, e com a ampliação do transporte ferroviário e a abertura de mercado permitindo às empresas atuarem numa economia de escolha, caracterizada pela produção em massa. Neste sentido, Dias e Matos (2012, pg138) afirma que todo e qualquer tipo de planejamento é um instrumento de poder significativo, pois, ao nos decidirmos por uma das alternativas de diversos cenários futuros, podemos escolher aquela que mais interessa, ou vá ao encontro de nossas aspirações ou do grupo social a que pertencemos.
...